Governo traça diretrizes de instalação da REDESIM no Acre

Secom_AcreGM2701154505
A previsão é que o projeto seja instalado em cerca de um ano, no Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A chefe da casa Civil Márcia Regina Pereira reuniu-se na manhã desta terça-feira, 27, com representantes da Junta Comercial do Acre (Juceac) para traçar diretrizes de implementação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM). O sistema propõe a modernização e celeridade dos procedimentos de criação dos novos empreendimentos.

O projeto integra todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet. Os usuários também poderão obter informações e orientações online ou de forma presencial.

A primeira fase de instalação do sistema será realizada por meio de uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A proposta consiste no treinamento e preparação dos servidores do Estado, responsáveis pela manutenção da rede. A capacitação será promovida entre fevereiro e março.

Segundo o presidente da Juceac, Leandro Domingos, a proposta é desburocratizar e incentivar a legalização dos empreendimentos acreanos. “A ideia é fazer com que os empresários do Acre, em especial aqueles que estão na informalidade, possam ser legalizados”, destacou.

“Não temos dúvidas de que, com a implantação da REDESIM, o número de empresas e negócios que serão criados e formalizados no Estado irão crescer significativamente”, ressaltou a chefe da casa Civil, Márcia Regina.

A previsão é que o projeto seja instalado em cerca de um ano, no Acre. Na próxima sexta-feira, 30, será criado o subcomitê gestor estadual da REDESIM, que será responsável por alinhar e definir as etapas de implementação do projeto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter