Em Salvador

“Se Liga Aí” participa de encontro nacional promovido pelo Unicef

Após uma pesquisa sobre os índices de gravidez na adolescência em todo o Brasil, realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicedf), viu-se a necessidade de investir mais em ações e projetos para reduzir a incidência de gravidez na adolescência. Pensando nisso, o Unicef promoveu o encontro nacional de experiências de redução da gravidez não intencional na adolescência para conhecer experiências que estão sendo desenvolvidas em várias regiões do país.

O encontro, realizado nos dias 29 e 30 de maio em Salvador (BA), teve como objetivo analisar o cenário atual da saúde do adolescente, procurando conhecer projetos que visam realizar o controle da gravidez na adolescência.

Participaram da mostra profissionais convidados de dez estados. Da Região Norte, o projeto escolhido foi o “Se Liga Aí”. Entre a apresentações, o projeto desenvolvido no Acre é o único a apresentar indicadores de redução da gravidez entre os adolescentes.

Coordenador do “Se Liga Aí” durante evento em Salvador (Foto cedida: Unicef Brasil)

Sobre o “Se Liga Aí”

O programa, criado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) e coordenado em conjunto com Gabinete da Vice-Governadoria, tem como objetivos principais discutir temas ligados à saúde sexual e reprodutiva, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e enfrentamento ao uso de álcool e outras drogas com jovens e adolescentes de todo o estado.

O projeto, presente em cerca de dez municípios acreanos, já formou mais de 300 adolescentes, conhecidos como jovens multiplicadores, e vem ajudando a reduzir os índices de gravidez na adolescência. Em menos de dois anos, o índice foi reduzido em 15% no Acre.

Por conta da redução nos índices de gravidez, o programa vem alcançando reconhecimento.  Entre os quais, pode ser apontado pelo Ministério da Saúde pela segunda vez, como uma das dez melhores práticas de prevenção entre adolescentes em todo o país.

Caso aprovado pelo representante do Unicef, o projeto pode ser financiado pela instituição e expandido para outros países, a princípio da América do Sul.

“Sentimos que essa conquista está cada vez mais próxima. Poderemos ampliar um programa desenvolvido em um estado pequeno, mas que vem apresentando grandes resultados”, diz o coordenador do programa, Antônio Neto.