Governo inaugura biblioteca para incentivar a leitura no centro socioeducativo Alto Acre

Para oportunizar a reintegração social dos jovens que estão privados de liberdade, o governo do Estado, por meio do Instituto Socioeducativo (ISE), inaugurou nesta semana uma biblioteca na unidade de Brasileia. Com um acervo inicial de 600 livros, a leitura também irá interferir na redução de tempo de internação.

“A inauguração foi um momento positivo para a educação. Quem ganha são os adolescentes porque estamos ofertando cultura, desta forma queremos estimular o hábito da leitura entre os internos”, afirmou Antônio Azevedo, diretor do ISE.

A nova biblioteca é resultado de parceria entre o governo do Estado e o Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria do município, que colaborou na aquisição dos equipamentos. O fluxo de utilização do espaço será definido pela equipe pedagógica do ISE, tendo em vista que a unidade dispõe de 25 internos que tem aulas no período da manhã.

“Durante a tarde eles poderão utilizar o espaço para fazer as tarefas escolares. Além disso, eles dispõem de outras atividades como trabalho na horta e terapia ocupacional na unidade”, explica Azevedo.

Oportunidades de vida

O governo do Estado desenvolve inúmeras ações que incentivam a ressocialização dos socioeducandos. Entre as atividades recreativas está o Festival da Canção Som da Liberdade “A Voz do ISE”, que já revelou grande talentos e tirou inúmeros jovens da escuridão.

Além das ações culturais, há também os projetos de profissionalização, como a panificadora comunitária que tem oportunizado trabalho para socioeducandos nas unidades.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter