Governo lança Censo Escolar 2018 no Alto Acre

A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) lançou nesta sexta-feira, 1, o Censo Escolar 2018 na região do Alto Acre. O evento foi realizado em Epitaciolândia e reuniu gestores das escolas das redes municipais e estaduais de Brasileia, Assis Brasil e Xapuri.

Durante a solenidade, o titular da Educação, Marco Brandão, lembrou que o censo traça um diagnóstico de cada escola. “Precisamos do engajamento de todas as redes nesse processo, porque essa é uma ferramenta declaratória, que deve ser elaborada pelos gestores de cada instituição.”

O censo é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizados anualmente. Por sua abrangência, é hoje o principal instrumento de coleta de dados da educação básica brasileira.

E a maioria das políticas públicas voltadas para a educação básica nasce com base nos dados coletados.  Durante a mobilização no Alto Acre, a coordenadora do núcleo da SEE em Epitaciolândia, Neide Lopes, destacou a importância de reunir os educadores de toda a regional para  que ajudem a montar um panorama da educação.

“Este é um momento de reunirmos os gestores do Alto Acre para que a coleta dos dados na nossa regional seja feita de forma igualitária em todos os estabelecimentos, e assim possamos ajudar a identificar as principais necessidades das escolas e redes de ensino”, destaca.

Gestores de Brasileia, Assis Brasil e Xapuri estiverem presentes (Fotos: Mágila Campos)

O Censo

Os dados do Censo são fornecidos pelas próprias escolas, tanto as públicas quanto as particulares, e redes de ensino estaduais e municipais. Com ele, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) verifica desde o número de matrículas e rendimento dos alunos até a infraestrutura das escolas e funções docentes.

No Acre, de acordo com o chefe da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais (DEPE), da SEE, órgão responsável pelo Censo na região, em todo o Estado são 1615 escolas que precisam coletar as informações.

“O Acre tem se destacado a nível nacional por ser uma das regionais que conseguem coletar esses dados dentro dos prazos. Estamos fazendo essa mobilização nas cinco regionais, porque precisamos do envolvimento de todas paraatingirmos as metas novamente” ressalta Glauber Abecassis.

Este ano, o prazo para a coleta de dados a nível nacional vai até 31 de julho. No Acre, além de Epitaciolândia o lançamento e mobilização em torno da plataforma já ocorreu em Rio Branco, e no próximo dia 5 será realizado na regional do Tarauacá/Envira. Em seguida,dia 7, será na cidade de Cruzeiro do Sul.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter