A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Núcleo de Vigilância de Violências e Acidentes/DVE/DVS e em parceria com o Núcleo de Educação em Saúde da Sesacre, realizou nesta sexta-feira, 21, via web, uma palestra sobre a importância da 6ª Semana Global de Segurança no Trânsito à Luz do Programa Estadual Vida no Trânsito.
A palestra faz parte da campanha da 6ª Semana de Segurança no Trânsito da ONU, que traz como tema “Ruas pela Vida”, com foco na redução da velocidade. O objetivo é reduzir a morbimortalidade por acidentes de transportes terrestres no Acre, a partir da conscientização.
A Sesacre, por meio do Programa Vidas no Trânsito, vem articulando junto aos municípios e os setores de trânsito sobre a importância da Semana Global voltada para redução de mortes no trânsito, é o que explica a chefe do Núcleo de Vigilância de Violências e Acidentes/DVE/DVS, Carla Amorim.
“A campanha é uma ocasião para angariar compromissos em nível nacional e local para garantir o cumprimento de velocidades mais baixas em via urbana e, assim, conquistar o apoio local para termos cidades mais seguras, saudáveis, verdes e habitáveis. Dessa forma estamos articulando junto aos municípios, destacando a importância da Semana Global na redução de mortes e feridos graves devido a acidentes de transportes terrestre”, enfatiza Carla.
A Semana, que acontece desde 2007, é promovida pela ONU de acordo com um planejamento feito pela OMS e a colaboração das Nações Unidas pela Segurança no Trânsito.
Visando a expansão do Programa Estadual Vida no Trânsito, o Núcleo de Vigilância de Violências e Acidentes da Sesacre vem realizando oficinas técnicas nos municípios. Cruzeiro do Sul, considerado o segundo mais populoso e com características de relevo acidentado, foi contemplado com a expansão do programa.
“Em outubro de 2020 realizamos no município de Cruzeiro do Sul uma oficina voltada para representantes de diversas instituições como: Detran, Samur, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Transportes, Hospital, IML, Polícia Militar, Sindicatos de Taxistas, Mototaxistas, dentro outros. E na oportunidade todos os participantes sinalizaram interesse nas ações de implantação, tendo em vista a necessidade em reduzir os acidentes de transportes terrestres no município”, encerrou Carla Amorin.
De acordo com a chefe do Núcleo de Educação em Saúde da Sesacre, Sônia Queiroz, a coordenação estadual juntamente com todos os Núcleos de Educação em Saúde dos Municípios, trabalham todas as ações contempladas no calendário nacional de saúde, onde os munícipios pactuados são: Brasileia, Tarauacá, Senador Guiomard, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Porto Acre.
“Por meio desta parceria pactuamos que trabalharemos seis municípios, além da capital, onde os Núcleos de Educação em Saúde do Municípios já estão realizando atividades. Trata-se de um trabalho integrado de prevenção em relação aos acidentes de trânsito”, destaca Sônia Queiroz.