Comunidade do Chandless será beneficiada com ação humanitária itinerante

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), já deu início a uma força-tarefa para realizar o Projeto Ação Humanitária Itinerante, nos dias 28 e 29 de maio, no Parque Estadual do Chandless, localizado entre os municípios de Sena Madureira, Santa Rosa do Purus e Manuel Urbano. A iniciativa irá beneficiar aproximadamente 60 pessoas que residem na Unidade de Conservação (UC), com atendimentos médicos pelo Programa Saúde Itinerante, Assistência Social e, ainda, os moradores serão contemplados com investimentos de mais R$ 200 mil em placas solares, garantindo acesso a energia limpa e renovável sem prejuízo ao meio ambiente.

Visita técnica da equipe da Sema no Chandless foi realizada nesta quarta-feira, 19.  Foto: Cedida

A Ação Humanitária Itinerante também vai acontecer em outras Unidades de Conservação. No próximo mês de junho, dentro da programação do Mês do Meio Ambiente, o projeto vai beneficiar a comunidade da Floresta Estadual do Antimary. Todas todas as equipes que estão escaladas para a atividade passarão por exames de Covid-19, bem como seguirão os protocolos sanitários exigidos diante da situação de pandemia.

Projeto Ação Humanitária Itinerante será realizada nos dias 28 e 29 de maio, no Parque Estadual do Chandless. Foto: Cedida

“A pedido do governador Gladson Cameli estaremos nos dias 28 e 29 deste mês realizando a primeira e grande Ação Itinerante no Chandless. Estaremos com toda estrutura de governo, em parceira com o Gabinete da Primeira-Dama, levando ações que vão trazer melhoria àquela população. Vamos ofertar atendimento médico, exames, entrega de medicamentos e ainda inúmeros serviços. Outra importante iniciativa será a instalação de placas de energia solar, que era um sonho antigo da comunidade. São ações simples que mudam a realidade de quem vive nessas comunidades. Só tenho a agradecer a oportunidade e confiança do governador e destacar que estamos trabalhando para que as pessoas possam viver com qualidade na floresta e não apenas sobreviver nela”.

Israel Milani ressaltou, ainda, que devido a distância e o difícil acesso, várias equipes já se deslocaram à comunidade para planejar os atendimentos. Nesta quarta-feira, 19, foi realizado uma visita técnica para fiscalizar os trabalhos e garantir que corra tudo dentro do planejado.

Serviços

Serão ofertados atendimento médico nas seguintes especialidades: clínica geral, pediatria, ginecologia, infectologia e atendimento odontológico e psicológico. Também haverá realização de exames laboratoriais, incluindo testagem para Covid-19, teste rápido para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), Hepatite B e C, exames de ultrassonografia e Preventivo do Câncer do Colo Uterino (PCCU), além da entrega de medicamentos.

A ação inclui, ainda, serviços em cidadania, com a busca e emissão de segunda via de registro civil de nascimento, óbito e casamento, palestras de prevenção à violência contra a mulher e ações ambientais voltadas para educação ambiental e práticas sustentáveis.

Parceiros

Parque Estadual do Chandless está localizado entre os municípios de Sena Madureira, Santa Rosa do Purus e Manuel Urbano. Foto: Cedida.

A Ação Humanitária Itinerante do Chandless conta com a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente  (Sema) com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), do Gabinete da Primeira-Dama, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM), Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Polícia Civil, Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), Corpo de Bombeiros, Batalhão de Proteção Ambiental (BPA/PMAC), Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Ministério da Saúde (MS).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter