Saúde participa de programação a Semana Estadual sobre Drogas no Recando dos Buritis

Profissionais em saúde atendem população do Recanto dos Buritis (Foto: Júnior Aguiar)

O uso de drogas e suas consequências foi tema de roda de conversa nesta quinta-feira, 22, na Praça da Juventude no bairro Recanto dos Buritis, em Rio Branco.

A ação de prevenção é parte da programação da 5ª Semana Estadual sobre Drogas, promovida pelo gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo, em conjunto com diversos órgãos e entidades do Estado.

Além da roda de conversa com crianças e adolescentes da comunidade, também foram oferecidos atendimento médico, testes rápidos para HIV, hepatites B e C e sífilis e de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação jurídica, recreação e apresentações culturais e esportivas.

Segundo a chefe da Divisão do eixo temático drogadição e população de rua do gabinete da vice-governadora, Susie Lamas, as atividades ocorrem em alusão ao Dia Internacional da Luta Contra o Uso Indevido e o Tráfico de Drogas, lembrado em 26 de junho.

“Durante todos esses dias estão sendo desenvolvidas atividades como exposições, oficinas, apresentações musicais, ações de cidadania em comunidades terapêuticas, escolas e penitenciárias e em vários bairros da capital e de alguns municípios, para conscientizar a população sobre os perigos do uso e abuso de drogas”, disse Susie.

As ações tiveram início na segunda-feira e se estendem até a próxima segunda-feira, 26.  Realizada pelo governo do Acre, prefeitura de Rio Branco, Ufac, Associação Brasileira de Redução de Danos (Aborda), Ministério Público do Estado do Acre (MPE) a 5ª Semana sobre Drogas tem ainda o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A cuidadora de idosos Leidiane Feitosa compareceu ao evento e levou seus dois filhos para brincar e também fazer os testes de saúde. “Nem sempre a gente tem tempo de ir ao posto de saúde, então ações como essas são muito importantes para todos da comunidade”, afirmou.

Crianças do bairro participaram da programação esportiva e cultural (Foto: Júnior Aguiar)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter