O programa Saúde Itinerante levou para Cruzeiro do Sul, entre os dias 12 e 14, atendimento médico especializado, com consultas e exames na área de neurologia a pacientes que estavam aguardando esse procedimento por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) na região.
Durante esta semana, o neurocirurgião Bruno Lobo, chefe da equipe de cirurgia do programa na área, irá realizar 80 procedimentos, para diminuir a fila na região. “Os problemas neurológicos são uma das maiores causas de morte no mundo. E nossa equipe tem vindo à região, por meio do governo do Estado, para fazer o acompanhamento ambulatorial dos pacientes que não precisam operar, ou já foram operados, evitando que essas pessoas sejam deslocadas para a capital”, disse o médico.
“O mais importante é que muitas vidas poderão ser salvas com a possibilidade de um atendimento mais rápido e especializado, ressaltou Rosa Maria Lima, coordenadora do TFD no município.
Juliana Lima, mãe do pequeno Enzo Gabriel, de 2 anos, que mora em Marechal Thaumaturgo, fala sobre a facilidade que o programa traz para as comunidades mais distantes: “Tenho lutado com meu filho desde que nasceu. Primeiro apresentou respirações fortes, depois de seis meses veio a agressividade e, posteriormente, as convulsões. Através do acompanhamento do TFD e dos médicos especializados, descobri que o Enzo tem hidrocefalia, que é o aumento da pressão no crânio”.
O atendimento se dá no Hospital do Juruá, de 8 às 17 horas, durante os três dias, para pacientes com problemas como hérnia de disco, tumor cerebral, cefaleia crônica, epilepsia e lombalgia, entre outros, que precisam passar por avaliações periódicas.