Criança com suspeita clínica de difteria recebe tratamento

No último fim de semana, foi detectada uma suspeita clínica de difteria na capital. Uma criança de seis anos deu entrada no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) apresentando problemas respiratórios e tosse. Ela foi encaminhada para o Hospital da Criança, no domingo, 11.

O secretário adjunto de Saúde, Irailton Lima, explica que o caso ainda é uma suspeita clínica, e a Sesacre aguarda o resultado dos exames laboratoriais, que deve ser apresentado em um prazo de dez dias. Até lá, a criança, que já recebeu o atendimento inicial, continuará o tratamento no hospital, conforme orienta o Ministério da Saúde.

“Ao dar entrada no Hospital da Criança, todos os procedimentos foram adotados, e a paciente recebeu o soro antidiftérico, só disponibilizado pelo Laboratório de Análises Clínicas Butantã, em São Paulo”, explicou a gerente da Vigilância Epidemiológica da Sesacre, Alissandra Santos.

O soro foi solicitado na segunda-feira, 12, em caráter de urgência, e já se encontrava disponível na terça-feira, 13. No mesmo dia em que chegou, o antidiftérico já foi aplicado. Hoje o quadro clínico da criança está estável e sendo monitorado pelos médicos. “É importante salientar que o menor não tinha comprovação do histórico vacinal em sua caderneta de vacinação”, declarou Alissandra.

Controle epidemiológico

Mesmo o caso ainda não tenha sido confirmado, preventivamente, as vigilâncias epidemiológicas do estado e do município tomaram todas as providências cabíveis para a prevenção e controle da doença. No local em que a criança reside foi realizado o bloqueio vacinal, com a verificação da carteira de vacinação de pessoas de todas as residências adjacentes de onde a criança mora, atualizando a situação vacinal de cada morador.

Além dessa avaliação, é desenvolvido o monitoramento com orientação sobre os sintomas da doença, e caso venha aparecer, a pessoa é orientada a procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua casa.