SEPMulheres divulga campanha na Floresta Nacional do Rio Macauã

Como meta de ampliação da campanha “Violência Contra a Mulher, Basta”, a coordenadora de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Joelda Pais, esteve na terça-feira, 13, na comunidade São Sebastião, localizada na Floresta Nacional do Rio Macauã, em Sena Madureira. A visita tem o objetivo de divulgar a ação educativa de enfrentamento à violência doméstica.

A ação contou com o apoio e parceria do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (Foto: Maria Meirelles/SEPMulheres)
Ação contou com o apoio e a parceria do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (Foto: Maria Meirelles/SEPMulheres)

Os moradores receberam mais informações sobre os programas de governo, tipos de violência doméstica, Lei Maria da Penha, os avanços da política de gênero no Brasil e a Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Vulnerabilidade da regional do Purus. A ação contou com o apoio e a parceria do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

No período da tarde, a pauta foi planejamento familiar. Os participantes puderam conhecer e tirar dúvidas sobre os métodos contraceptivos, falar a respeito da gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis, e conhecer seus corpos e aparelhos reprodutores. “Informação é poder. Depois das palestras, as mulheres relatam que, se soubessem disso tudo antes, não teriam tido tantos filhos”, destacou a palestrante Zenaide Carvalho.

A dona de casa Luzanira Silva de Souza, 23, teve a primeira gravidez aos 16 anos. “Eu fui mãe muito cedo, mas na época não sabia como me cuidar para não engravidar. Se eu tivesse tido essas orientações antes, sem dúvidas, teria me prevenido e tido mais tempo para mim”, declarou.

“Estamos levando a campanha para todos os municípios do Acre. Queremos que as mulheres sejam protagonistas de sua vida, e isso só será possível por meio da conscientização da não violência e divulgação do planejamento familiar”, explicou Pais.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest