Saúde implanta telediagnóstico em Maternidade e Hospital do Juruá

Rapidez no diagnóstico, economia de recursos, praticidade de não ter que se deslocar até a capital, além da agilidade no atendimento, são alguns dos benefícios que, a partir de agora, os usuários da Maternidade e Hospital do Juruá vão ter com a implantação do Telediagnóstico do Ministério da Saúde.

“Uma alegria para a direção do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, de estarmos sendo contemplados com esse equipamento que vai propiciar não só a melhoria e um ganho diagnóstico, mas também uma comodidade para a nossa paciente. É o governo do Estado atuando para melhorar cada vez mais as unidades de saúde”, enaltece o gerente de assistência à saúde da Maternidade de Cruzeiro do Sul, Fernando Rossi.

Equipamento vai permitir mais rapidez e agilidade aos usuários, que antes tinham que ser encaminhados até Rio Branco para fazer exames de eletrocardiograma Foto: arquivo pessoal

O programa, já inserido em outros dez municípios acreanos pela equipe da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), permite obter o resultado rápido de exames de eletrocardiograma por especialistas do Núcleo Telessaúde de Minas Gerais (MG), via internet.

Em Cruzeiro do Sul, o serviço está sendo ampliando com a instalação de mais dois pontos de telediagnóstico, no Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) em pacientes previamente agendados. O Hospital Abel Pinheiro, em Mâncio Lima, também está sendo contemplado com a implantação do telediagnóstico.

A proposta visa o fortalecimento da Atenção Básica, diminuindo custos com transporte de pacientes para as regionais e referência, ampliando o acesso ao serviço com maior agilidade e prioridade.

“É um serviço feito em parceria com o Ministério da Saúde e o Centro de Referência de Telessaúde de Minas Gerais, que faz os laudos, contando com 17 cardiologistas que trabalham em escala de plantão para a qualquer hora laudar esses exames. Um serviço muito bom, o Brasil inteiro está aderindo e o Acre foi piloto nessa implantação”, destaca a coordenadora do Telessaúde no Acre, Mônica Morais, anunciando em breve a expansão do serviço para dermatologia e espirometria, exame conhecido como prova de função pulmonar.

Treinamento com os profissionais que vão executar o serviço Foto: arquivo pessoal

Equipes que compõem o Núcleo do Telessaúde no Acre permanecem durante esta semana realizando treinamento da nova plataforma com os profissionais de saúde do Juruá. “Além de instalar o aparelho, a equipe continua no município fazendo  treinamento com os profissionais que vão executar o serviço”, informa a coordenadora.

O Acre foi o primeiro estado selecionado para o Projeto da Oferta Nacional de Telediagnóstico, iniciando, com parceria da Sesacre, o serviço de telecardiologia. A redução dos encaminhamentos de pacientes e a possibilidade de comunicação entre os profissionais dos locais remotos com os grandes centros são também potenciais benefícios do telediagnóstico.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter