Saúde fortalece política de aleitamento materno, alimentação e nutrição

Planejamento e estratégias para fortalecer o aleitamento materno no estado foram debatidas durante três dias (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Planejamento e estratégias para fortalecer o aleitamento materno no estado foram debatidos durante três dias (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Com objetivo de fortalecer as ações de aleitamento materno e alimentação complementar saudável, o Ministério da Saúde (MS) está realizando reuniões técnicas em parceria com a Divisão de Alimentação e Nutrição e da Divisão de Saúde da Criança e Aleitamento Materno da Secretaria de Estado de Saúde  (Sesacre).

As reuniões, organizadas pela Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) e a Coordenação Geral da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM), foram realizadas nos dias 9 e 10 de agosto, no auditório do Acreprevidência, e no dia 11, no mezanino da Sesacre.

De acordo com a gerente da divisão da Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Priscylla Aguiar, a visita permite a avaliação das estratégias desenvolvidas e também fortalece os tutores de cada ação, com base nas informações apresentadas sobre as dificuldades e avanços.

“Estaremos realizando, no último dia da visita, uma reunião com os gestores do estado e da capital para um planejamento anual das ações de aleitamento materno”, explica Priscylla.

Renata Araújo, consultora técnica do Ministério da Saúde, conta que as visitas têm o objetivo de fortalecer os tutores que atuam nas unidades e melhorar a interlocução entre os gestores e tutores.

Na ocasião, participaram das reuniões técnicas tutores da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil (EAAB) das regionais de saúde do Juruá e Baixo Acre, da Mulher Trabalhadora que Amamenta (MTA), avaliadores da Iniciativa Hospital da Criança (ICHAC), coordenadores municipais das áreas técnicas da criança e alimentação e nutrição de Rio Branco, representantes do Banco de Leite Humano da Maternidade Barbara Heliodora, e representantes do Comitê Estadual de Aleitamento Materno.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter