A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Núcleo de Saúde da Criança, divulgou o cronograma de ações que serão realizadas, em parceria com os municípios, em razão da campanha Agosto Dourado, que visa ao estímulo do aleitamento exclusivo com o leite materno até o sexto mês de vida. O nome foi escolhido porque a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o leite materno como o “alimento de ouro”.
Incentivo à amamentação
No ano passado, o Ministério da Saúde investiu R$ 16,9 milhões, em caráter excepcional, na proteção e apoio ao aleitamento materno e na alimentação complementar adequada para crianças menores de dois anos na Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (Eaab), da Atenção Primária à Saúde.
Aleitamento materno
A estratégia para incentivar a amamentação vem apresentando resultados. Os índices nacionais do aleitamento materno exclusivo entre crianças menores de 6 meses aumentaram de 2,9%, em 1986, para 45,7% em 2020. Já o aleitamento para crianças menores de quatro anos passou de 4,7% para 60% no mesmo período.
“Passar de um aumento de 4 para 60% é muita coisa. A gente que trabalha com a saúde sabe que um aumento desse tipo em poucos anos é algo que mostra a robustez, a fortaleza das campanhas que vêm sendo realizadas nos últimos anos”, destacou o secretário de Atenção Primária à Saúde, do governo federal, Rafael Câmara Parente.
Confira a programação:
Programação Agosto Dourado 2021