No início da noite de segunda-feira, 16, foi realizada mais uma reunião na sala de situação, onde é feito o acompanhamento mais técnico da situação dos rios em todo o estado, do trabalho de reconstrução e limpeza das cidades atingidas, da distribuição de kits emergenciais e da situação dos abrigos.
Em Rio Branco são nove abrigos com 1.939 famílias. O Rio Acre às 18 horas apresentou a cota de 15,74 metros, sendo que a cota de transbordamento é de 14 metros na capital. A situação exige cautela e ainda existe a necessidade de muitas equipes para garantir o bom funcionamento nos abrigos públicos, por isso o trabalho voluntário é essencial.
Para as pessoas que estão voltando para casa e as que circulam nas áreas alagadas, o alerta é para que tenham muito cuidado, pois o período é propício para disseminação de doenças, daí a importância da limpeza das residências e áreas próximas.
A distribuição de kits emergências continua na capital e interior. “Continuamos a distribuição dos kits repassados pelo governo da nossa presidenta Dilma e solicitados pelo governador Tião Viana. Essa semana faremos a entrega em Sena Madureira, Porto Acre e também nas cidades do Alto Acre”, disse a vice-governadora, Nazaré Araújo.