Ruas do Povo, o programa que traz dignidade

Seu Jerônimo comemora a chegada do Ruas do Povo em sua rua (Foto: Angela Peres/Secom)
Seu Jerônimo comemora a chegada do Ruas do Povo em sua rua (Foto: Angela Peres/Secom)

“Na minha rua, em época de inverno, não entravam ambulância nem carro da polícia. A gente não tinha prazer nem de sair de casa ou até mesmo convidar um amigo ou parente para nos visitarem”, relata Genildo Correia, morador do bairro Belo Jardim.

Mas essa realidade é coisa do passado na vida desse motorista de ônibus. Ano passado, o Programa Ruas do Povo entrou em seu bairro, levando esgotamento sanitário, ampliando redes de água e pavimentando diversas vias. As obras levam dignidade, cidadania e acessibilidade às comunidades.

“Depois que o asfalto chegou eu até reformei minha casa e estou construindo uma lanchonete”, conta Genildo Correia (Foto: Angela Peres/Secom)
“Depois que o asfalto chegou eu até reformei minha casa e estou construindo uma lanchonete”, conta Genildo Correia (Foto: Angela Peres/Secom)

“Depois que o asfalto chegou eu até reformei minha casa e estou construindo uma lanchonete. Não tinha feito antes porque o caminhão com o material de construção não chegava até aqui, era muita lama. A segurança também melhorou – agora o carro da policia entra e faz as rondas”, diz.

Obras retomadas

No Belo Jardim, o Programa Ruas do Povo retomou as obras nesta semana. A empresa contratada vai construir, até o fim do verão, 100 ruas, com pavimentação asfáltica, rede de água, esgoto e drenagem.

São sete frentes de trabalhos, cerca de 90 pessoas atuando diretamente nas obras. O barulho das máquinas é intenso, mas nada que incomode João Jerônimo, que no inverno tinha dificuldade de sair de casa.

“Eu nem acredito que estão fazendo minha rua. Até no verão tinha lama aqui, era muita dificuldade, mas agora a coisa vai mudar”, comemora.

Quem também comemora é o operador de máquina Cleiton Cacau de Souza, para quem o Ruas do Povo significa oportunidade de emprego. “Num período desse ninguém fica desempregado no Acre. É muita obra acontecendo”, comenta.

Obrigado pelas palavras e compromisso, Rodrigo…#RuasdoPovo #NovoAcre

Posted by Tião Viana on Quinta, 25 de junho de 2015

Segundo o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), cerca de 6.500 empregos serão gerados neste e no próximo verão. Pessoas que levarão saneamento básico, cidadania e dignidade para milhares de pessoas em 68 bairros de Rio Branco.

“O Programa Ruas do Povo tem resgatado a dignidade das pessoas que sempre viveram à margem da sociedade, distante dos serviços públicos. Com o programa, o governo do Estado oferece a essas pessoas as mesmas condições oferecidas para os que moram em bairros considerados nobres”, acrescentou Edvaldo Magalhães, gestor do Depasa.