Governo apoia legalização sindical dos representantes comerciais do Acre

Governador garantiu intervir junto ao MTE para avançar na legalização sindical do Sirecom/AC (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Governador garantiu intervir junto ao MTE para avançar na legalização sindical do Sirecom/AC (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu na tarde desta quinta-feira, 25, com a comissão do Sindicato dos Representantes Comerciais do Acre (Sirecom/AC). Na ocasião, o governador garantiu que irá apoiar a entidade e intervir junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para avançar na questão da legalização sindical do Sirecom/AC. A secretária de Comunicação, Andréa Zílio, acompanhou a agenda.

O presidente Valcemir Mendes defendeu a importância da legalização, considerando que o sindicato garante uma base forte de sustentação e renda para os representantes filiados, já que seu papel é fortalecer a categoria e propiciar benefícios por meio de parcerias, sobretudo em órgãos institucionais.

“Com isso o sindicato ganha representatividade, pois o Acre ainda não possui esse registro, e isso irá fortalecer a profissão do representante comercial”, afirmou Mendes.

O governador Tião Viana garantiu que tratará pessoalmente da legalização com o ministro Manoel Dias, e se colocou à disposição para incentivar e fortalecer as atividades do modelo sindical, inclusive para mediar apoio relacionado à concessão de crédito junto às instituições financeiras.

Fortalecimento sindical

A assessora jurídica, Dulcinéia Azevedo, explicou que o registro sindical é muito importante para que o Sirecom/AC possa executar uma representação legal dos representantes comerciais do Acre.

“O governador nos surpreendeu ainda com a possibilidade de buscar parcerias, como a realização de convênios e de cursos para que o sindicato se fortaleça e possa se expandir em todo o Estado”, disse Dulcinéia.

O presidente agradeceu a disposição do governo e afirmou que a partir de agora a representação comercial do Acre poderá ser vista com bons olhos, já que também são apoiadores e fortalecedores dos tributos e geradores de emprego no Estado.