Sect promove reunião para avaliar ecossistema de inovação do Acre

Parceiros definem como será feita a construção do plano de ação do parque (Foto: Larissa Costa)
Parceiros definem como será feita a construção do plano de ação do parque (Foto: Larissa Costa)

Parceiros do projeto do parque tecnológico com o objetivo de avaliar o ecossistema de inovação do Estado e a construção do plano de ação para o desenvolvimento do parque se reuniram na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) na manhã desta quinta-feira, 25.

A comitiva de instituições de ciência e tecnologia do Acre, que conheceu o ecossistema de inovação de Florianópolis em maio, apresentou a avaliação da visita e, propôs a definição de um grupo de trabalho que vai está focada no desenvolvimento desta atividade na região.

A primeira atividade do grupo é identificar o que já está sendo realizado no Estado referente à indústria, pesquisa e inovação para conseguir traçar a rota de inovação do Acre. “Nós temos muita coisa em andamento que caracteriza uma estrutura de desenvolvimento tecnológico e de inovação da região, então o que a gente precisa é congregar esses esforços dentro de um desenho de inovação”, diz a diretora-presidente da Fundação de Tecnologia do Acre, Dirlei Bersch.

A gestora da pasta de Ciência e Tecnologia, Renata Souza, explicou que não é preciso ter uma estrutura física centralizada para o desenvolvimento de um ecossistema de inovação. “Quando se fala em parque tecnológico, incubadora e inovação não precisa ter uma estrutura física no local, precisa apenas uma administração centralizada”, afirma.

Durante a reunião, também foi divulgado o workshop que ocorrerá nos dias 23 e 24 de julho sobre ecossistema de inovação. O evento contará com a participação de representantes de instituições que já tem bastante conhecimento sobre o assunto como a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).