Na rua da aposentada Sebastiana Gomes, 64, o trabalho é intenso. Máquinas e homens removem terra, constroem sarjetas, rede de esgoto e galerias, e iniciam os primeiros pavimentos. “Começaram os trabalhos agora, mas ela já está linda, uma maravilha!”, comemora.
No bairro Portal da Amazônia, serão 32 ruas construídas, mais de 12 quilômetros de pavimentação. Nesse primeiro momento, o trabalho se intensifica para fazer as macrodrenagens – construção de galerias em córregos que cortam o bairro. Na última chuva forte, a casa de Késia Alencar foi alagada, pois o igarapé que margeia seu quintal transbordou.
“Graças a Deus essa obra começou, quando alagou estragou muita coisa, até cobra entrou dentro de casa”, comenta a mãe do pequeno Kaleb Alencar, de 2 anos.
Segundo o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), a empresa contratada para executar as obras no bairro tem cerca de 80 pessoas trabalhando em diversas frentes de trabalho.
“Estamos cobrando celeridade e qualidade nos serviços. Queremos concluir o trabalho no Portal da Amazônia ainda neste verão. É o desejo dos moradores e uma determinação do governador”, explicou Edvaldo Magalhães, diretor-presidente do Depasa.