Instituto Ecumênico promove debate sobre gênero e sexualidade

Diversas representatividades estiveram no encontro (Foto: Arison Jardim/Secom)
Diversas representatividades compareceram ao encontro (Foto: Arison Jardim/Secom)

O Instituto Ecumênico Fé e Política (IEFP) promoveu, na manhã desta terça, 30, um debate com o tema Gênero e Sexualidade no auditório da Biblioteca Pública, em Rio Branco. O objetivo foi ampliar a discussão inter-religiosa sobre a tolerância.

Os expositores convidados foram a professora Margarete Prado, da Universidade Federal do Acre (Ufac), a coordenadora de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (Sepmulheres) Joelda Pais e o pastor Eli Paulo de Souza, da Associação de Ministros Evangélicos do Acre (Ameacre).

“Em tempos de fundamentalismos de todos os tipos, que podem se manifestar em todas as tradições espirituais, nosso objetivo é propiciar conhecimento e compreensão de temas como esse, considerado até recentemente um tabu em nossas igrejas. Queremos preservar os valores espirituais sem impedirmos os avanços naturais na evolução humana”, afirma Manoel Pacífico, secretário-geral do instituto.

Joelda Pais e Margarete Prado (de pé) abordaram a questão de mulheres (Foto: Arison Jardim/Secom)
Joelda Pais e Margarete Prado (de pé) abordaram a questão de mulheres (Foto: Arison Jardim/Secom)

Durante o evento, o diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Ufac, Jaco Piccoli, anunciou a criação do curso de licenciatura de Ciências da Religião, assim como a oferta de especialização na área, para formar professores de ensino religioso. A iniciativa, demandada pelo Instituto Ecumênico, atenderá a uma necessidade da Secretaria de Estado de Educação, que atuará em parceria com a universidade. O primeiro semestre de 2016 deverá marcar o início das atividades.

Ainda, o diretor executivo da Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac), Alexandre Nunes, comunicou a criação de um programa na Rádio Aldeia FM (96.9) voltado a divulgar a experiência ecumênica do instituto. Realizado sempre no primeiro sábado de cada mês, das 9h30 às 11h, terá início no dia 4 de julho e, numa primeira temporada, será apresentado até dezembro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter