Entre as ações do Grupo de Obesidade do HC estão aulas de aeróbica (Foto: Arquivo Secom)
Entre as ações do Grupo de Obesidade do HC estão aulas de aeróbica (Foto: Arquivo Secom)

A Coordenação do Programa de Obesidade e Qualidade de Vida do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, informa que por motivos de reformas no auditório do HC, a reunião sobre Educação Alimentar e Nutricional, em parceria com o Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Acre (Ufac), será realizada no próximo sábado, 6, a partir das 9 horas, no bloco de medicina da Ufac.

As palestras destinam-se ao público geral, não especificamente as pessoas obesas, ou seja, pessoas magras que precisam de reeducação alimentar e não precisam de uma intervenção cirúrgica.

“Nessas palestras, o público passa a ter um conhecimento a mais sobre alimentação. No decorrer das semanas, o paciente é encaminhado para consulta com uma das nutricionistas, onde aprende o que é certo e o que é errado, mitos e verdades com relação a dietas, as quantidades e as calorias em cada porção, e exercícios mais indicados”, explica a psicóloga Maria das Graças Lima.

Após essa primeira avaliação, os pacientes são encaminhados para os demais médicos que fazem parte do grupo, como psiquiatra, psicólogo, cirurgião gástrico e educador físico.

Maria das Graças ressalta que após a avaliação da equipe médica, alguns casos são encaminhados para o grupo pré-operatório, caso se faça necessária uma intervenção cirúrgica.

“Na maioria dos casos, só o acompanhamento, dieta, reeducação alimentar e exercícios físicos já contribuem bastante para a perda de peso indicada e uma melhor qualidade de vida”, finaliza a psicóloga.

As reuniões do grupo ocorrem às quartas-feiras, das 9h às 11h e de 19h às 21h, e aos sábados, de 9h às 11h e de 13h30 às 15h30, no auditório do HC. Outras informações pelo telefone 3226-4336, ramal 289.