Representantes do BNDES acompanham ações do CAR no Acre

Nesta semana, os gestores de órgãos ambientais do Acre receberam os representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para acompanhar a execução do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no estado.

Os encontros foram realizados no escritório central do programa, em Rio Branco, e contaram com a participação do secretário de Estado de Meio Ambiente, Edegard de Deus, secretário adjunto da pasta, João Paulo Mastrângelo, diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e demais gestores técnicos das instituições ligadas à temática.

Na oportunidade, foi apresentado o conjunto de ações referente ao CAR, a articulação de uma agenda de trabalho em propriedades rurais, além de orientações gerais da instituição financeira que apoia o projeto no Acre por meio do Fundo Amazônia, que disponibilizou aproximadamente R$ 16 milhões para a implantação e a realização do CAR no estado.

Conjunto de ações referente ao CAR foi apresentado pelos gestores estaduais aos representantes do BNDES (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

“Tivemos a oportunidade de compartilhar com nossos apoiadores os resultados alcançados, como, por exemplo, o Acre ser um dos primeiros estados do Brasil a alcançar as metas do CAR, onde o registro eletrônico dos imóveis rurais chegou à marca de 47 mil propriedades, atendendo mais de 90% da área cadastrada”, destaca o secretário João Paulo Mastrângelo.

O gestor ressaltou que o CAR é um dos requisitos do novo Código Florestal Brasileiro e que foi regulamentado no Acre em junho de 2014, pelo decreto nº 7.734.

“Além de continuar com os trabalhos de cadastramento, estamos preparando as áreas já cadastradas para o programa de regularização, ocasião em que analisaremos os cadastros e a situação ambiental para que os produtores que desejarem se ajustar à lei tenham essa oportunidade”, informou Mastrângelo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter