Representante do Acre participa do Fórum Nacional dos Secretários de Esporte em Brasília

O chefe do Departamento de Esportes da Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE), Júnior Santiago, participa do VII Fórum Nacional de Secretários de Esporte em Brasília, representando o Acre, nos dias 14 e 15, terça e quarta-feira.

A cerimônia de boas-vindas se deu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A abertura tratou da aprovação da nova redação do estatuto social, pré-candidatura, eleição, posse e outros temas.

O representante do Acre, Júnior Santiago, foi eleito vice-presidente do Fórum. Foto: Cedida

Entre as principais pautas do Fórum, houve a eleição da nova presidência e membros do Fórum Nacional de Esportes, realizada na noite de terça-feira, 14, e que elegeu por unanimidade o representante do Acre como vice-presidente.

As discussões acerca dos Jogos Escolares 2022 foram muito positivas, tanto por parte Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) como pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com tudo alinhado e bem encaminhado para a realização do evento no próximo ano. Outros pontos favoráveis foram as alterações da Lei Pelé e o aumento de repasses e de convênios para os estados.

Os novos mandatos vão até 2023. O grupo também debateu os desafios da atividade em um momento pós-pandemia, assim como o compartilhamento de experiências e ações em conjunto. Os representantes de todo o país participaram da votação, de forma presencial e híbrida, assim como dos debates e das trocas de experiência.

“O Fórum ganhou força dentro do Poder Legislativo. para que possamos obter mais recursos para os estados. É a primeira vez que o Acre faz parte da presidência do Fórum, com a vice-presidência. Isso é um avanço muito grande, para que a gente possa brigar pelo desenvolvimento do esporte, e esse foi o intuito da nossa candidatura”, pontuou Júnior Santiago.

Foi a primeira reunião presencial do Fórum Nacional de Secretários de Esporte, com a participação de 22 membros. A secretária Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, Fabíola Molina, esteve presente e defendeu a realização dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e do esporte de maneira geral.

Na manhã desta quarta-feira, 15, segundo dia do evento, conforme a programação, foi realizado o café da manhã com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, no Palácio do Congresso Nacional, Praça dos Três Poderes. Haverá, ainda, a reunião na Comissão de Esportes com os deputados federais Felipe Carreras e Celina Leão, para debater o tema Financiamento da União para o Esporte nos Estados.

Nova Composição Fórum Nacional de Esportes Biênio 21/22

 Presidente: Mariana Dantas – SE

Vice-presidente: Júnior Santiago – AC

Secretária Executiva: Giselle Ferreira – DF

Vice-presidente Norte: Clay Rios – TO

Vice-presidente Nordeste: Charles Hebert – AL

Vice-presidente Centro Oeste : Jefferson Neves – MT

Vice-presidente Sudeste: Júnior Abreu – ES

Vice-presidente Sul: Kelvin Soares – SC

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter