Regulação dos serviços de saúde: modelo de atenção eficiente e resolutivo

A regulação possibilita um maior controle do fluxo de pacientes na Rede de Serviços de Saúde (Foto: Arquivo Sesacre)
A regulação possibilita um maior controle do fluxo de pacientes na Rede de Serviços de Saúde (Foto: Arquivo Sesacre)

A regulação dos serviços de saúde consiste no planejamento da oferta de bens e serviços de saúde de acordo com as necessidades da população e na organização de um modelo de atenção à saúde que seja mais eficiente e resolutivo.

Todos os municípios do Acre já estão utilizando o processo de agendamento de consultas para o Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco. Por meio do processo, implantado em julho de 2013, os usuários dos serviços de saúde dos municípios não têm mais que se deslocar até a capital para agendar consultas.

São duas as Centrais de Regulação Estaduais: A ambulatorial, responsável pela regulação de consultas, e a Central de Internação, responsável pela regulação de leitos de urgência e eletivos.

As ações regulatórias instituídas representam um ganho para o Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado, na medida em que reforçam e qualificam as funções de gestão, otimizam os recursos de custeio da assistência, qualificam o acesso, proporcionando aos usuários uma melhor oferta das ações governamentais voltadas à saúde.

“Podemos observar hoje em nosso estado um maior controle do fluxo de pacientes na Rede de Serviços de Saúde e otimização das informações da produção, além de um controle dinâmico de leitos e agendas, pois são necessárias ações de apropriação da oferta, organização dos fluxos e mapa de leitos”, afirma a coordenadora Estadual da Central de Regulação, Ana Cristina.

Melhorias no acesso ao Sistema de Saúde

Na medida em que possibilita uma adequação do modelo de atenção, o sistema de regulação permite que a gestão pública tenha melhor controle do acesso aos serviços ofertados e maior controle financeiro, tendo um potencial de revolucionar e qualificar o Sistema Único de Saúde.

A regulação tem como estratégias a autorização prévia do agendamento por um médico regulador; controle e tratamento das urgências, reserva técnica, priorização do tratamento de risco e a comunicação com o médico solicitante.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter