“Levantado do Chão” entra em cartaz em Rio Branco com uma produção única

O ambicioso espetáculo também é a formatura das turmas de Música e Teatro da Usina de Arte

usina_levantado_01.jpg
usina_levantado_06ok.jpg

Baseado no romance de Saramago, roteiro conta a história da família Domingos Maus-Tempos (Fotos: Diego Gurgel)

A Usina de Arte João Donato tem a honra de apresentar a todos os acreanos a formatura de suas primeiras turmas de Teatro e Música com o espetáculo teatral "Levantado do Chão". A peça estreia nessa sexta-feira, 4, e a partir de então fica em cartaz todas as quintas, sextas, sábados e domingos, até 4 de outubro, sempre às 20 horas, no teatro da Usina de Arte. Os ingressos a preços populares custam R$5 a inteira e R$2,50 para estudantes.

O roteiro de "Levantado do Chão" é uma adaptação feita pelo dramaturgo Juarez Dias do romance de mesmo nome escrito pelo renomado escritor português José Saramago. Na história, mergulhamos na luta, amor, dor e sofrimento de 4 gerações de uma mesma família: Domingos Mau-Tempo, o seu filho João e os netos António e Gracinda, casada com Manoel Espada e mãe de Adelaide. Eles representam o povo do Alentejo. Um povo do campo, pobre, trabalhadores da terra, que lutam contra as forças opressoras (os latifundiários, as forças da ordem e a Igreja).

Vários ambientes serão representados no espetáculo, mas principalmente o campo, o latifúndio, além de escritórios, residências, o prédio da polícia, ente tantos outros, num cenário mágico, criado pelo artista plástico André de Miranda e o cenógrafo Ed Andrade. Algo que sem dúvida chamará a atenção do público será o fato de que quase todo o cenário é formado por grandes painéis de xilogravuras, uma a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução de imagens e textos sobre papel ou outro suporte adequado.

Será um cenário surreal, que brincará e estimulará a imaginação. Toda a ambientação cênica tomou novas dimensões. A incorporação das xilogravuras dá ao espetáculo um tom de fantasia, de ficção, de fábula, características que o próprio livro de Saramago apresenta. Tudo isso constratando com objetos físicos reais, como ferramentas de trabalho no campo, uma carroça de madeira, lustres de cristais e pilhas de castanha.

Acompanhe as matérias sobre o espetáculo.

Esforços grandes para detalhes pequenos

usina_levantado_05.jpg

Figurino elaborado especificamente para a peça (Foto: Diego Gurgel)

"Levantado do Chão" terá cerca de 2 horas de duração e 40 atores e músicos em cena. A direção artística é de Cida Falabella, e a direção musical é de Roberto Bürgel, que compôs as 15 músicas que fazem parte do espetáculo, além das 40 inserções musicais. Isso é o que impressiona em "Levantado do Chão": a sua grandiosidade. O espetáculo é a formatura das turmas de Música e Teatro da Usina de Arte, mas os alunos do curso de Artes Plásticas também estão envolvidos na produção das xilogravuras que compõem o palco e objetos de cena.

Costureiras, bordadeiras, artistas plásticos, figurinistas, cenógrafos, iluminadores e alunos. O espetáculo teatral "Levantado do Chão" conta com um verdadeiro grande time de profissionais voltados para a produção final da peça. O figurinista Rodrigo Cohen informou que noventa figurinos e 300 peças de roupa farão parte do espetáculo "Levantado do Chão", já que muitos atores fazem mais de um papel.

Cenário feito  obras de marchetaria é um dos grandes detalhes (Foto: Diego Gurgel)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter