Comemoração do Dia da Amazônia

Preservação e sustentabilidade são as temáticas preferidas pelas escolas

desfile_7setembro_04.jpg

Escolas farão parte do tradicional desfile cívico do Dia da Amazônia  (Foto: Assessoria SEE)

Neste sábado, 5, é comemorado o Dia da Amazônia. Em Rio Branco, uma das principais manifestações para celebrar a data é o tradicional desfile das escolas públicas do Segundo Distrito, que acontece na Rua 16 de Outubro, bairro 15, a partir das 8 horas. O evento, promovido pela Secretaria de Educação terá a participação de sete instituições de ensino e 1.400 alunos.  A banda de música da Polícia Militar e os integrantes do Lions Clube abrirão as apresentações.

A primeira escola a desfilar será a Madre Hidelbranda, que fará um desfile em que mostrará. além dos problemas ambientais, as boas práticas de preservação. Cerca de 280 crianças desfilarão em pelotões temáticos como o das estações do ano e o da degradação dos recursos hídricos. Outra ala de destaque da Hidelbranda é da valorização dos seringueiros. "Nossas crianças vão para a avenida com foco voltado em defesa da Amazônia e um pedido de socorro para que a população em geral olhe para os problemas ambientais. Vamos fazer um grito pacífico", ressalta o diretor da instituição, Ricardo Oliveira.

Progresso e sustentabilidade é o tema da escola Carlos Vasconcelos. Os duzentos estudantes que participarão do evento trarão para o público presente a evolução ocorrida na capital acreana nos últimos anos. Arena da Floresta, Estrada do Pacífico e Parque da Maternidade são algumas das atrações apresentadas por faixas, banners e caracterização dos componentes.  

O encerramento das comemorações ficou com a recém-inaugurada escola Sebastião Pedrosa, localizada ao lado do Arena da Floresta. A instituição fará uma homenagem ao "Ano da França no Brasil". Em 14 pelotões, a Sebastião Pedrosa promete retratar de forma mais fiel possível toda a influência social, econômica, politica e cultural que a França teve sobre o Brasil.

Comemoração nos bairros

desfile_7setembro_03.jpg

No Dia da Amazônia, escolas levantam o tema da preservação (Foto: Assessoria SEE)

Paralelamente ao desfile do Segundo Distrito, as manifestações em torno do Dia da Amazônia acontececem em vários pontos de Rio Branco. No bairro Jorge Lavocat, a comunidade da Escola Djalma Teles realizará uma caminhada pelas ruas do bairro com faixas e cartazes, alertando sobre os problemas ambientais, além de plantar mudas de árvores. A programação inclui ainda entrega de panfletos educativos sobre como se prevenir da gripe suína.

Na escola Rui Azevedo, localizada na Estrada do Amapá, os trabalhos iniciam na sexta-feira, 4, com oficinas de reciclagem, reutilização e redução dos resíduos sólidos. Os agente ambientais, que são os próprios alunos, entregarão cartilhas de educação ambiental nas casas dos moradores da comunidade.

Independentemente das atividades de comemoração pelo Dia da Amazônia, a Rui Azevedo mantém um projeto em prol do meio ambiente intitulado "A Água que a Gente Quer", que consiste na revitalização do igarapé São Pedro. A iniciativa foi vencedora do Prêmio Minha Comunidade Sustentável, realizado pela revista de circulação nacional Carta na Escola.

Também no dia 4 haverá a culminância do projeto SOS Amazônia, desenvolvido pela comunidade da Vila Pia e os alunos da  Escola Estadual Rural São Francisco de Assis II, no quilômetro 52 da estrada de Boca do Acre. A atividade, que está sendo executada desde 2008, trabalha com pesquisa sobre o uso da água, esgoto e destinação do lixo. Na oportunidade, os alunos ministrarão uma palestra sobre os geoglifos do Acre.   

O Dia da Amazônia foi criado para conscientizar a população quanto à importância da preservação da Floresta Amazônica, além de promover e contribuir com a formação social e moral do aluno. A data de 5 de setembro foi escolhida em homenagem à criação da Província do Amazonas, em 1850, por D.Pedro II. No Acre, a comemoração foi instituída através da lei 243, de dezembro de 1968.

{xtypo_rounded2}

Ordem do desfile:

1º Escola Madre Hidelbranda

2º Escola Antonia Fernandes

3º Escola Terezinha Miguéis

4º Escola Paulo Freire

5º Escola Reinaldo Pereira

6º Escola Carlos Vasconcelos

7º Escola Sebastião Pedrosa

{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter