Há cerca de um mês foi iniciado o plantio de mudas na Cidade do Povo. O projeto de arborização foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
A área verde é fundamental ao projeto urbanístico, pois prioriza a sustentabilidade e valoriza a qualidade de vida das pessoas, uma vez que evita a formação de ilhas de calor.
O representante da Seop Marco Antônio Otsubo explica que a Cidade do Povo terá a estrutura fixa de um viveiro. “A equipe que está trabalhando nessa área é a mesma responsável pela manutenção dos parques – da Maternidade e Tucumã.” Essas mudas estão sendo plantadas nas vias públicas, pois existe um espaço exclusivo para as árvores e também na frente de cada casa.
Muitas árvores são frutíferas, mas as principais mudas são para sombreamento. São, em sua maioria, lanterneiras, manacá, hibisco e jasmim. No projeto, as plantas foram selecionadas com características específicas: “Elas possuem copa baixa e raízes profundas, que é para evitar problemas futuros com a rede elétrica ou prejudicar o pavimento”, completa Otsubo.