SEPMulheres firma parceria com lideranças indígenas Huni Kuin

Objetivo do encontro era traçar estratégias para implementação de novas políticas públicas (Foto: Assessoria SEPMulheres)
Objetivo do encontro era traçar estratégias para a implementação de novas políticas públicas (Foto: Assessoria SEPMulheres)

A secretária de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Concita Maia, recebeu na tarde desta quarta-feira, 2, em seu gabinete, a visita das lideranças indígenas do Rio Humaitá cacique Jocemir Huni Kuin, Rosivane Mateus de Lima e Marniusa Sérgio Kaxinawá. O assessor indígena do governo, Zezinho Yube, também esteve presente à reunião.

O objetivo do encontro era traçar estratégias para a implementação de novas políticas públicas para as mulheres da Terra Indígena Humaitá. “Sinto-me muito feliz por estar aqui, com a secretária de Mulheres do Acre, olho no olho, pensando de igual para igual no futuro do nosso povo”, destacou o cacique Huni Kuin.

A SEPMulheres já desenvolve há três anos um projeto de produção, fortalecimento econômico e cultural com as mulheres indígenas yawanawás, do Rio Gregório, Huni Kuin do Rio Muru, e ashaninkas, do Rio Amônia, e pretende estender o programa às indígenas do Rio Humaitá.

Discussão sobre novas políticas públicas para as mulheres da Terra Indígena Humaitá (Foto: Assessoria SEPMulheres)
Discussão sobre novas políticas públicas para as mulheres da Terra Indígena Humaitá (Foto: Assessoria SEPMulheres)

“No Acre, as mulheres indígenas fazem parte do processo de construção política do governo. Já iniciamos esse trabalho de fortalecimento e oportunidades com mulheres indígenas de três etnias. Nossa meta é ampliar o programa para que todas as mulheres da floresta sejam contempladas com políticas públicas e equidade de gênero”, enfatizou Maia.

Premiada nacionalmente na quarta edição do Prêmio de Culturas Indígenas Raoni Metuktire, em 2013, Rosivane Mateus de Lima agradece o apoio e a parceria do Estado. “É gratificante para nós, indígenas, ter o diálogo aberto com secretários de governo, para discutir a nossa realidade”, disse.