Atividades esportivas e de lazer aconteceram durante toda a sexta-feira no Centro da Juventude da região
Nesta sexta feira, 29, a Polícia Militar desenvolveu projeto de ação social e cidadania no Centro da Juventude da Baixada do Sol, área que compreende 17 bairros da capital acreana. O projeto, intitulado "Um Dia de Cidadania", aconteceu das 8 às 17 horas, no Centro da Juventude do bairro Aeroporto velho, ao lado do Ginásio Coberto Álvaro Dantas.
Com o intuito de aproximar o serviço policial da sociedade e promover um dia de cidadania, a ação social ofereceu diversos serviços públicos. A corporação militar contou com o apoio de vários parceiros, entre eles a Organização das Centrais de Atendimento (OCA), que emitiu RG e CPF gratuitamente à população.
Saúde e lazer perto da comunidade
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) também participou das ações, enquanto alunas do curso Técnico em Enfermagem mediram a pressão arterial e realizaram teste de glicemia.
Boa parte dos serviços oferecidos foi na área de saúde. A enfermeira do Senac Andréa Belfort, que coordena as alunas do Curso Técnico em Enfermagem, falou sobre a atividade. “É muito importante termos o monitoramento da saúde da população. Caso encontremos alguém com a pressão alterada ou qualquer anormalidade, encaminhamos imediatamente para a unidade de saúde mais próxima”, afirmou.
O Ministério Público Estadual ministrou palestras educativas contra a violência doméstica familiar e fez audiências feitas no local. A promotora, Marcela Cristina, agradeceu a oportunidade de aproximar esse serviço tão importante para população.
O Secretário Estadual de Segurança Pública, Reni Graebner, prestigiou o evento e representou o Governador Tião Viana. De acordo com o secretário, o Governo do Estado visa sempre o bem estar social da população e ações como estas devem fazer parte do serviço policial.
O comando da Polícia Militar do Acre foi representado pelo Tenente Coronel Mário César, que na oportunidade disse “o 3º Batalhão servirá de parâmetros para os demais quartéis do estado quando se fala em projetos sociais.”.
O Major Juvenal, que comanda o 3º Batalhão, agradeceu a todos os parceiros por possibilitar que o projeto caminhasse. “Aproveito essa oportunidade para agradecer nossos parceiros sem os quais não seria possível a execução desse projeto, também agradeço aos policiais militares que estão trabalhando direta ou inediretamente no Projeto “Um dia de cidadania””.
A senhora Maria Joana Ferreira, 37, falou da importância desse tipo de projeto para a comunidade carente daquela região. “Tudo isso que nos é oferecido aqui demandaria muito tempo para conseguirmos, além de que gastaríamos com taxas e transporte, hoje me sinto mais cidadã”.
Serviços Oferecidos
- CPF;
- Identidade;
- Atendimento jurídico (Defensoria e Ministério Público);
- Corte de cabelo;
- Palestras: (DST, dengue, motivação, orientação profissional empreendedorismo, violência doméstica, resíduos sólidos (lixo),bullying,violência sexual, Prev. Uso de drogas, saúde bucal
- Inclusão digital (Acesso à internet e outros).
- Aferição PA, Teste de glicemia, IMC, Vacinação (tétano, gripe e hepatite B)
- Jogos de futsal, futebol de areia, voleibol, corrida pedestre (masculino e feminino);
- Atividades lúdicas para crianças
Parcerias
- Escola EJORB;
- Escola Serafim da Silva Salgado;
- Escola Jovem do Boa União;
- Ayrton Senna;
- Áurea Pires;
- Tancredo de Almeida Neves;
- Associação de Moradores de Bairros (Aeroporto Velho, Ayrton Senna, Sobral, Boa União, Pista, Plácido de Castro e Loteamento São Sebastião);
- SENAC;
- Fundação Bradesco;
- Ministério Público Estadual;
- Defensoria Pública;
- OCA;
- Centro da Juventude do Aeroporto Velho;
- SEMSA
- Programa Saúde na Escola