Projeto ‘Servidor em Movimento!’ leva atividade física aos servidores do Estado

Governo oferece exercícios para a melhoria da qualidade de vida dos que atuam na gestão pública

servidor_em_movimento_foto_gleilson_miranda_01.jpg
servidor_em_movimento_foto_gleilson_miranda_02.jpg

Como aula inaugural do projeto, os servidores participaram de uma demonstração de yoga. A modalidade compõe o “Servidor em Movimento!” (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governo do Estado, por meio da Secretaria Adjunta de Humanização (SAHUG), lançou na manhã desta sexta-feira, 29, o projeto Servidor em Movimento!. O objetivo é promover a saúde dos trabalhadores e a melhoria da qualidade de vida, buscando evitar dores musculares, elevar a autoestima, diminuir o estresse diário e outros benefícios. A atividade foi lançada simultaneamente nas secretarias do centro da capital.

Como aula inaugural do projeto, os servidores participaram de uma demonstração de yoga. A modalidade que compõe o “Servidor em Movimento!” foi financiada pela Secretaria de Planejamento do Estado para os servidores do Palácio das Secretarias, como forma de incentivar os demais gestores a apoiar o projeto. A iniciativa também contempla as seguintes modalidades: caminhadas, automassagem, ginástica laboral, RPG e Tai Shi Shuan.

“É importante que cada gestor tenha um olhar sensível, para melhorar a qualidade de vida do servidor, e faça algo para esse projeto funcionar e alcançar os benefícios pretendidos, aos gestores que abraçaram a causa”, enfatiza o secretário de Planejamento.

De acordo com a secretária Adjunta de Humanização, Francis Mary, o projeto foi lançado simultaneamente em diversas secretarias como, por exemplo, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), Secretaria de Articulação Institucional (SAI), Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), Secretaria de Planejamento (Seplan), Gabinete Civil e Controladoria do Estado. Demais instituições iniciam a atividade “Ginastica Laboral” na segunda-feira, 2.

“Esse projeto é uma demonstração de uma das preocupações do governo do Estado com a qualidade de vida do servidor público, que representa além de uma atividade que trará benefícios físicos para cada um, também irá melhorar as relações interpessoais. Então convidamos todos os gestores a fazer parte dessa ação que envolve diversas atividades que trarão benefícios para o servidor. Um servidor bem tratado produz mais e melhor”, disse Francis Mary.

A secretária de Gestão, Flora Valadares, além de participar da atividade, defende a colaboração e o incentivo dos gestores para que os servidores se sintam a vontade e participem do projeto que visa a humanização do serviço público do Estado. “Percebemos o quanto isso é importante não só para a saúde, quanto para o bem estar da classe trabalhadora, pela participação. Aqui na SGA as pessoas aceitaram muito bem a atividade e estão muito animadas com as aulas, isso é importante. Servidor motivado, trabalha melhor e contribui mais para esse projeto do governo do Estado, que está sendo visto como prioridades”, pontua.

Benefícios

O incentivo à prática de atividades físicas, como a yoga e a ginástica laboral, atua em todos os níveis. Especialistas afirmam que, entre os resultados mais visíveis, estão a melhora da autoestima e a diminuição dos casos de depressão e ansiedade.

Para a saúde, as atividades podem servir como prevenção de lesões, inflamações e ainda podem melhorar a postura, diminuir a tensão muscular e o esforço na execução das tarefas diárias. Porém o principal resultado defendido pelos idealizadores do projeto é a melhoria da condição do estado de saúde geral e do relacionamento no ambiente de trabalho.

É o caso da servidora da SGA Marilene Meireles, que se diz feliz com a iniciativa e garante participação em todas as atividades do projeto. “Todos saem ganhando com essa preocupação do governo com os servidores. As secretarias ganham um melhor serviço e a sociedade cidadãos mais relaxados e ativos, até a família é beneficiada porque vai ter uma pessoa sem stress dentro de casa. É uma iniciativa maravilhosa e nós apoiaremos todos os trabalhos, porque agora estamos vendo que os gestores e o governador se preocupam com os servidores.”

O que é o Servidor em Movimento!

O governo do Estado criou a Secretaria Adjunta de Humanização no âmbito da Secretaria de Gestão Administrativa com o firme propósito de sistematiza e otimizar as ações existentes e implementar outras, para a consolidação de uma Política de Humaniza da Gestão Pública. Dentre as atividades, a Secretaria está apresentando o projeto Servidor em Movimento!, que entre outras práticas, promove a Ginástica Laboral para atender inicialmente as secretarias do cento da cidade e Yôga para os servidores do Palácio das Secretarias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter