Projeto Comprador promove aproximação comercial entre artesãos e clientes

Catálogo contendo artesanato de alto padrão pode ser acessado por clientes de todo o Brasil também pela internet

artesanato_01310708.jpg

Aldemar Maciel, gestor do artesanato Sebrae – Foto: Gleilson Miranda/Secom

Uma sofisticada gama de produtos confeccionados por artesãos acreanos está sendo comercializada sem intermediários. Utilizando matéria-prima regional como sementes, cascas, fibras, madeiras e tecidos eles exploram as capacitações oferecidas pelo Sebrae para aprimorar técnicas e elevar o padrão de qualidade do artesanato acreano. A vitrine que apresenta o resultado dessas capacitações se apresenta na forma de um catálogo, lançado em 2007 durante o primeiro Encontro de Negócios, contendo produtos elaborados por cerca de 100 artesãos. A publicação, resultado do Projeto Comprador, apóia a divulgação e comercialização dos produtos diretamente ao cliente fortalecendo e criando mecanismos de sustentabilidade para o setor.

Duas frentes estruturantes foram elaboradas para dar suporte ao trabalho: a diversificação de produtos, com inovação e identidade cultural e a criação de demanda de mercado para atacado.  Um time de consultores do Sebrae fazem o acompanhamento de gestão e do design das peças que atendem a um rigoroso padrão de qualidade para ser incorporado ao catálogo. "O produto só é apresentado ao mercado depois que resolve todos os problemas de qualidade, por exemp lo. Precisamos saber se é economicamente viável  e as variáveis que o artesão utiliza para equilibrar a equação produtiva, econômica e social", explica o gestor de artesanato do Sebrae, Aldemar Maciel.

Caixa de presente – O catálogo que apresenta o artesanato acreano é reflexo do cuidadoso projeto planejado para o segmento.  Confeccionado em formato "de bolso", no tamanho 14 x 14 traz as cores da madeira em divisão gradual por matéria-prima utilizada. Na capa, uma semente de jarina dentro de uma caixa confeccionada em marchetaria resume o princípio do artesanato acreano: simplicidade e sofisticação. Os produtos contidos na publicação podem ser encontradas na internet pelo endereço http://www.artesanatoacreano.com.br/. Para 2008, o projeto prevê a inclusão de mais 100 artesãos. O lançamento do próximo catálogo está previsto para o mês de outubro.

{xtypo_info}http://www.artesanatoacreano.com.br/{/xtypo_info}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter