Cerca de 70 mil pessoas deverão ser atendidas pelo programa estadual de saúde bucal itinerante “+ Sorriso”. O número de atendimentos foi anunciado pela secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, durante o lançamento oficial do programa, na comunidade São Vicente, próximo ao Rio Gregório, em Tarauacá, nesta sexta-feira, 20.
“A saúde das pessoas começa pela boca. Por isso, vamos atuar no trabalho de promoção e restabelecimento da saúde bucal, em todos os municípios do estado”, disse Suely Melo. O lançamento contou com a presença do governador Tião Viana, que participou de uma confraternização com trabalhadores da obra de asfaltamento e recuperação da BR-364.
O lançamento oficial ocorreu nesta sexta, mas, desde o início do mês, equipes de Odontologia da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realizaram atendimentos em Feijó e Tarauacá. Foram 140 atendimentos, com previsão de 580 restaurações, 180 extrações e aplicação de 115 próteses parciais e 39 totais, além de serviço de odontologia clínica, já que metade dos atendidos apresentou infecções nas gengivas.
“As infecções nas gengivas, por exemplo, podem causar problemas graves de saúde, como complicações digestivas e até cardíacas, por exemplo, se as infecções forem prolongadas”, destacou Suely Melo, ao falar, também, que o serviço de odontologia é de responsabilidade dos municípios, mas, por determinação do governador Tião Viana, o Estado vai oferecer saúde bucal de maneira itinerante.
O “+ Sorriso” vai atender exclusivamente a população da faixa etária entre 35 e 74 anos, nos finais de semana, em todos os municípios do Acre. A equipe do programa é formada por 41 cirurgiões-dentistas, 40 auxiliares em saúde bucal, 25 auxiliares em prótese dentária, além profissionais de apoio.
Motivos para sorrir
Tímida, mas com a felicidade estampada com o novo sorriso, a servente Maria José Pereira, moradora do município de Feijó, estava há quatro anos à espera de tratamento bucal. “A gente não tem dinheiro para gastar com dentista. Agora, com o governo oferecendo gratuitamente, não tem como não cuidar dos nossos dentes”, relatou.
Seu José Gomes da Silva foi outro paciente atendido pelo “+ Sorriso”. Ele contou que estava há mais de 20 anos precisando tratar da saúde bucal. “A gente vai deixando, vai tratando da dor, não busca o dentista, e acaba ficando assim. Agora, meu sorriso é outro”, conta, sem esconder a alegria de, agora, poder sorrir sem sentir a vergonha que tinha por causa da falta de alguns dentes.