Programa Saúde do Homem leva capacitação a profissionais do Juruá

Popularmente costuma-se dizer que homens, por serem supostamente mais fortes, adoecem menos que as mulheres.

Essa cultura popular não traduz a realidade. Uma pesquisa do Ministério da Saúde, entrevistando mais de cinco mil homens, revela que não é exatamente assim. Quase um terço dos homens brasileiros não têm o hábito de ir ao médico regularmente, o que resulta em dados preocupantes. Os números mostram que os homens vivem 7,2 anos a menos que as mulheres no Brasil.

Para conscientizar a população masculina sobre a importância da saúde preventiva, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Saúde do Homem, realiza diversas ações com o objetivo de desenvolver nesse público o hábito de ir ao médico e realizar exames preventivos.

Nesta terça-feira, 14, em Cruzeiro do Sul, será realizada uma capacitação do guia de saúde do homem e o guia do pré-natal do parceiro, com a participação dos profissionais de saúde do Juruá e técnicos do Ministério da Saúde.

O objetivo é que médicos e enfermeiros da região conheçam o guia de saúde do homem e a política nacional de atenção ao homem, melhorando o acesso às Unidades Básicas de Saúde e, principalmente, a saúde da população masculina.

Durante o evento, no Centro de Educação Permanente (Cedup), o guia do pré-natal do homem também será apresentando e discutido com os profissionais. O guia tem como principal objetivo o acolhimento do homem durante a realização de consultas de pré-natal da parceira, estimulando e reforçando o vínculo familiar entre os parceiros.

O guia proporciona também ao homem a realização de exames de rotina, testes rápidos e a atualização da carteira de vacinação.

Joice Soares, coordenadora do Departamento de Saúde do Homem da Sesacre, destaca que a capacitação é também um momento para fortalecer a qualidade dos serviços oferecidos ao público masculino. “Precisamos desconstruir o conceito de que o homem não adoece. É importante e necessário que eles procurem cuidar da saúde. Dessa forma, além deles cuidarem de si, também estão cuidando de sua parceira. Durante a capacitação, mostraremos isso, e também a política de saúde homem, qualificando nossos profissionais para garantir e estimular a saúde preventiva”.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter