O governador Tião Viana recebeu na manhã desta segunda-feira, 13, na Casa Civil, o apoiador matricial do programa S.O.S. Emergências do Ministério da Saúde, Douglas Fini, para falar sobre as melhorias implantadas no setor do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Douglas fez uma avaliação positiva do sistema de emergência do Acre e acredita que o Estado está no caminho para fazer muito mais.
O programa faz com que o governo federal, juntamente com estados, municípios e gestores hospitalares, promova o enfrentamento das principais necessidades de hospitais de emergência. Com treinamentos e análise da gestão hospitalar de forma multidisciplinar, é possível melhorar a administração, qualificando e ampliando o acesso aos usuários em situações de urgência, reduzindo o tempo de espera e garantindo atendimento ágil, humanizado e com acolhimento.
“O Acre está à frente de muitos outros lugares. Tem um trabalho já feito há algum tempo que alivia uma grande pressão sobre o Huerb. O Estado tem muito a ganhar e se sensibiliza a um plano maior, pois, mesmo estando bem, temos muito para melhorar, e isso é bom, ter o que melhorar”, conta Douglas Fini.
O S.O.S. Emergências funcionará articulado com os demais serviços de urgência e emergência que compõem a Rede Saúde Toda Hora, coordenada pelo Ministério da Saúde e executada pelos gestores estaduais e municipais. As unidades hospitalares deverão estar articuladas com o Samu 192, UPAs 24 horas, Salas de Estabilização, serviços da Atenção Básica e Melhor em Casa.