Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência inicia atividades nas escolas

Palestras e aulas especiais serão as armas da Polícia Militar para ajudar na prevenção de crianças e jovens

O Proerd é um programa de caráter social colocado em prática em todo Brasil pelas polícias militares. No Acre o programa retornou às salas de aulas nesta segunda-feira, 25, e tem a previsão de alcançar seis mil alunos nas escolas estaduais, municipais e particulares.

O objetivo do programa é possibilitar que as crianças e jovens participantes reconheçam situações de risco à segurança e à saúde. O método utilizado é composto por lições com atividades orientadas para pré-escola e alunos da 5ª série. Este ano a novidade é que as crianças da 1ª  série também serão contempladas com as instruções de prevenção. Os demais alunos serão alcançados através de palestras ministradas periodicamente.

Neste semestre, os policiais socioeducadores são capacitados com cursos específicos para educação infantil. Eles percorrerão um total de 64 escolas na capital do Estado, sendo 37 estaduais, 21 municipais e seis particulares. Serão 196 turmas das 1ª e 5ª séries do ensino fundamental.

Os pais também participam de palestras educativas que ajudam a reconhecer quando os filhos estão em situação de risco. Os municípios do interior vão contar com o Proerd. Policiais de todas as cidades do Estado foram capacitados em um curso ministrado no mês de março deste ano, quando 42 militares ficaram aptos a participarem do programa social.

O sargento Leandro é socioeducador há 11 anos e policial há 19. Ele reforça a importância desses trabalhos para a sociedade. “A informação que nós passamos para os alunos é fundamental para ajudá-los a resistir às drogas e à violência”, afirmou o militar.

Wagneide Lima da Costa, mãe do aluno Bruno Lima, diz que esse serviço é muito importante para a vida escolar das crianças. “Eu sinto mais segurança em deixar meu filho na escola”, afirmou a dona de casa.