Programa de Recuperação tem na mecanização agrícola um parceiro

8391369136_0e60ff33f5_z
Equipamentos e máquinas trabalham na melhoria e viabilidade para maior produtividade agropecuária ( Foto: Arquivo Secom)

A busca pela sustentabilidade, aliada ao aumento da produção agrícola, representa um dos principais desafios do milênio, e quando se trata da região amazônica, suscita ainda mais questionamentos. No entanto, no Acre, a solução para esse impasse encontra respostas nas alternativas ao uso do fogo na agricultura.

A assistência técnica e a extensão rural do Estado têm investido em ações como a mecanização agrícola, que tem como objetivo o emprego adequado dos equipamentos e máquinas visando sua melhoria e viabilidade da obtenção de alta produtividade agropecuária, com a racionalização dos custos e a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente.

“A minha expectativa é viver os últimos dias da minha vida mais feliz, melhor, com a renda que vou tirar dessa produção”, enfatiza o produtor de Sena Madureira Edmilson Cordeiro.

As atividades desenvolvidas pelas diversas ações, como o Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Acre (Proacre) e o Fundo Amazônia, e o acesso ao crédito – que permitem ao produtor adquirir tratores e implementos agrícolas – beneficiaram milhares de produtores nesses quatro anos do governo de Tião Viana pela mecanização com destoca e gradagem de mais de 55 mil hectares de áreas alteradas para produção de culturas anuais e mandioca.

AGRICULTURA_1 especial_agricultura_familiar