Programa de Habitação Rural contemplará mais de 300 famílias

O Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) beneficiou, somente no ano passado, 180 mil famílias brasileiras, entre agricultores familiares, quilombolas, pescadores, assentados da reforma agrária, moradores de comunidades ribeirinhas ou tradicionais, residentes no campo ou na floresta. A meta para 2015 é contemplar mais de 300 famílias no Acre.

“Melhoramos a qualidade de vida dos nossos filhos”, disse contemplada do PNHR ( Foto: Paula Amanda)
“Melhoramos a qualidade de vida dos nossos filhos”, disse a contemplada do PNHR ( Foto: Paula Amanda)

No Acre o PNHR é executado em parceira com o governo do Estado dentro das três florestas públicas estaduais: Liberdade, Gregório e Mogno, na região do Vale do Juruá. O programa está dividido em quatro fases e a primeira já foi concluída com a entrega de 80 unidades habitacionais. A segunda fase já está em desenvolvimento, com a construção de 125 casas. A terceira, quarta e quinta fase preveem a construção de mais 373 unidades.

Maria Elida Lima é moradora da Floresta do Mogno e foi uma das contempladas no programa. Ela e o marido constituíram família dentro da floresta, mas durante 15 anos moraram numa casa construída com suas próprias mãos. “Hoje é muito importante que a gente possa morar nessa casa e dar mais qualidade de vida aos nossos filhos. Essa parceria entre o governo federal e estadual, só tem trazido benefícios pra gente”, contou.

Cada unidade custa em média 30 mil reais para ser construída, mas os contemplados pagam o valor de mil reais, parcelado em três vezes. A responsável pela gestão do PNHR no Acre, Telma Chaves, explica que o governo do Estado vai fortalecer a realização do programa. “Nosso próximo passo é fazer uma prestação de contas com as comunidades e continuar garantido que as próximas fases sejam realizadas com êxito, a exemplo das duas primeiras”, disse.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter