Programa da Primeira Infância Acreana tem início em outubro

Dentre as atividades previstas no programa está a promoção de oficinas de sensibilização nas regionais de saúde (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)
Entre as atividades previstas no programa está a promoção de oficinas de sensibilização nas regionais de saúde (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)

O projeto piloto para implantação do Programa da Primeira Infância Acreana (PIA) tem como proposta implantar um novo modelo de atenção integral ao desenvolvimento da primeira infância no Estado. Rio Branco será o primeiro município a receber o projeto, que deve se iniciar em outubro.

Em 2016, o PIA deve ser implantado em Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa, que estão contemplados no programa ministerial Agenda Nutricional de Combate à Desnutrição Infantil (Andi), e em seguida, nos demais municípios do Acre.

Na tarde desta terça-feira, 6, o projeto foi apresentado a gestores das áreas técnicas que integram o Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (Dape) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Também participaram da apresentação representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), consultores do Ministério da Saúde (MS) e representantes da United Way e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, os principais apoiadores do projeto.

De acordo com Marina Chicoto, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, investir na primeira infância é uma maneira de melhorar a qualidade da educação e da saúde, elevar a renda das famílias, ajudar a diminuir os índices de criminalidade e incrementar os níveis de qualidade de vida da população.

“Para isso, é necessário construir políticas intersetoriais com alcance para atender as necessidades das famílias, e o PIA vem com essa proposta”, explicou Marina.

Primeira infância

A primeira infância compreende o período que vai da concepção ao ingresso na educação formal da criança (zero a seis anos). Estudos consideram essa fase determinante para o bom desenvolvimento das crianças, pois as experiências dessa época influenciam a fase adulta.

De acordo com os estudos, crianças com melhores condições de desenvolvimento durante a primeira infância têm maiores probabilidades de tornarem-se adultos mais equilibrados, produtivos e realizados.

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