Entrega de equipamentos melhora assistência à saúde de indígenas

Comunidades recebem equipamentos que reforçam atendimento de saúde na região (Foto: Cedida)
Comunidades recebem equipamentos que reforçam atendimento de saúde na região (Foto: Cedida)

A comunidade indígena do Alto Rio Purus recebeu nesta segunda-feira, 6, barcos e motores para reforçar o atendimento nos polos de saúde da região. Os investimentos do governo federal, que chegam a R$ 2,5 milhões, aprimoram as condições de atendimento médico das equipes que percorrem as aldeias dos povos Jaminawá, Manchineri, Madijá, Huni Kui e Apurinã.

Além da entrega dos equipamentos, foi inaugurada a nova sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Alto Rio Purus. O governo do Estado é parceiro da Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai) na prestação de serviços de alta complexidade e encaminhamento dos pacientes das aldeias para os municípios.

O assessor Especial dos Povos Indígenas, Zezinho Kaxinawá, que participou da solenidade, explicou que os serviços de saúde são essenciais e que a parceria entre governo estadual e federal proporciona mais avanços às comunidades indígenas do Acre.

“Uma das nossas maiores dificuldades, ainda, é o deslocamento da aldeia para os municípios. Então esses barcos serão de fundamental importância. O governador Tião Viana tem um carinho especial com o nosso povo, por isso nós estamos num esforço conjunto com a Sesai para melhorar ainda mais as condições de atendimento”, disse.

Durante a solenidade, a coordenadora do distrito, Jiza Lopes, anunciou mais investimentos para a comunidade. “Além desses equipamentos, nós já conseguimos viabilizar a construção de sete barcos de madeira, completos, com tudo necessário para que as equipes façam o atendimento, e cinco caminhonetes para ajudar na locomoção”, explicou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter