Programa Água para Todos contempla comunidades rurais de Xapuri

Gestores do Depasa acompanham os serviços de perfurações dos poços e demais estruturas de abastecimento (Foto: André Araújo)
Gestores do Depasa acompanham os serviços de perfurações dos poços e demais estruturas de abastecimento (Foto: André Araújo)

Com o compromisso de garantir a distribuição de água potável nas comunidades rurais, o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), promove as ações do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água (Água para Todos) na cidade de Xapuri.

Cerca de 100 famílias das comunidades Sibéria, Polo da Borracha e Recanto do Equador estão sendo contempladas com poços domiciliares, num investimento de R$ 650 mil oriundos de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

“O projeto proporciona a melhoria da qualidade de vida para essas  famílias com o acesso a água tratada para o consumo humano e o reforço das atividades agrícolas”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

O gestor informa que uma equipe técnica da autarquia acompanha os trabalhos desenvolvidos nos locais contemplados. Lá, são feitas as perfurações dos poços, as construções da estrutura dos reservatórios e a instalação das tubulações, bombas, dosadores de cloro e das caixas d’água.

“Contemplamos as comunidades com históricos de dificuldades para a captação de água. Elaboramos o melhor método de abastecimento, utilizando poços amazonas ou poços tubulares, levando em consideração as peculiaridades de cada região”, relata Magalhães.

Odaias: "Agora é só abrir a torneira de casa e usufruir da água" (Foto: André Araújo)
Odaias: “Agora é só abrir a torneira de casa e usufruir da água” (Foto: André Araújo)

Odaías Oliveira, morador da comunidade Recanto do Equador, foi um dos contemplados do projeto. Ele relembra as dificuldades que enfrentava para ter água potável em casa.

“Várias vezes ao dia eu caminhava uma distância de 500 metros com diversos baldes cheios de água. Agora a realidade mudou, pois é só abrir a torneira de casa e usufruir esse beneficio”, comenta.

A chegada da água anima os demais moradores da comunidade. A agricultora Elineuda Beleza fala da expectativa pela conclusão de seu poço domiciliar.

“Tudo na vida a gente passa, menos sem água. E com a chegada dela na minha casa, vou poder lavar roupa e até cozinhar sem precisar pedir um pouco d’gua dos vizinhos”, diz.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter