Professores do Quero Ler debatem importância do programa que alcança 15 mil alunos

Secretário de Educação com os 45 professores do Quero Ler, no núcleo da SEE (Foto: Mágila Campos)
Secretário de Educação com os 45 professores do Quero Ler, no núcleo da SEE (Foto: Mágila Campos)

O secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão, e o coordenador do Núcleo da SEE de Cruzeiro do Sul, Charles André Cavalcante, reuniram-se com os 45 professores do Quero Ler. Durante a visita, o gestor falou da importância do trabalho deles para a erradicação do analfabetismo no Estado e disse que a meta do programa é “desafiadora”.

“Não estamos ensinando apenas a leitura e a escrita. Mais que isso, estamos formando cidadãos pensantes, com senso crítico, capazes de interpretar o mundo à sua volta, em todas as suas nuances“, ressalta.

Emocionada com as palavras de incentivo e o apoio do secretário, Rita de Cássia Souza, docente da turma da Escola Estadual Mustafa Almeida, falou das histórias de vida de seus alunos. “Nós nos sentimos abraçados e apoiados para continuar lutando para zerar com analfabetismo na nossa região. Temos a missão de ajudar as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na época certa, mas que agora estão amparadas pelo Estado para realizar esse sonho e mudar de vida”, conta.

Para a professora Jarlene Silva, que leciona em um espaço alternativo, falar sobre os desafios e as perspectivas de futuro dos seus alunos instigou metas maiores. “Hoje percebi que o que estamos fazendo pelas pessoas é muito maior do que estava pensando. Senti o quanto é importante esse programa na vida da população”, revela.

De acordo com a coordenadora do programa no município, Vanderlina Lima, a visita do representante da pasta estadual aos professores de Cruzeiro do Sul foi mais um impulso para o desenvolvimento dos trabalhos.

Quero Ler no Juruá

Atualmente em Cruzeiro do Sul o Quero Ler conta com 41 alfabetizadores e aproximadamente 500 alunos. Até o momento, o programa só existe na zona urbana, mas a meta é expandir para as demais localidades.