Profissionais do Ieptec participam de curso em Bioeconomia

O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) é uma das 25 instituições brasileiras com profissionais inscritos no Curso de Multiplicadores em Bioeconomia na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na Amazônia. A capacitação do Ministério da Educação (MEC) iniciou em novembro de 2022, com previsão de término para junho de 2023.

O curso Multiplicadores em Bioeconomia na EPT acontece por meio de eventos transmitidos de forma on-line, mas também com encontros presenciais através de oficinas realizadas em cada estado participante. Foto: Divulgação

O curso, que está sendo realizado nos 9 estados da Amazônia Legal, entre eles o Acre, é uma iniciativa do projeto Profissionais do Futuro, Competências para a Economia Verde; uma cooperação técnica entre MEC e a empresa alemã GIZ, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A cerimônia de abertura do curso Multiplicadores em Bioeconomia na EPT ocorreu na sede do MEC, em Brasília, no dia 1º de novembro de 2022, e foi transmitida online para os alunos dos 9 estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal. Foto: Reprodução

O objetivo é incorporar propostas pedagógicas de instituições públicas da EPT que atuam na Amazônia, entre elas o Ieptec, as metodologias de formação para os futuros profissionais que estarão aptos a orientar, por exemplo, organizações de produtores regionais.

A capacitação se dá em duas etapas, com a primeira concluída em dezembro de 2022. “Conhecemos empresas que agregam valor à floresta, e vimos que temos um potencial enorme de sementes e árvores na nossa região que podemos desenvolver economicamente”, disse Hemerson Gomes, profissional do Ieptec, unidade central.

O coordenador pedagógico, Hemerson Gomes, trabalha há 2 anos no Ieptec e demostra entusiasmo com o curso. Foto: Assessoria Ieptec.

Mais dois profissionais da autarquia participam do curso, Raylene Cameli e Maurifran Lima, ambos do Ceflora, em Cruzeiro do Sul. “Será importante para meu currículo e poderei contribuir com a agricultura local”, disse Lima.

Nesta segunda-feira, 24, houve uma reunião online com representantes do MEC e presença do Ieptec. “Para nossa região foram escolhidas áreas de pesca e aquicultura. O Senai, parceiro no projeto, realizou mapeamento dos cursos que poderemos ofertar nessas áreas”, disse o chefe do Departamento Pedagógico Curricular do Ieptec, Weyder Oliveira.

Além do chefe do DPC, participaram da reunião a diretora de ensino, Mara Lima, e a coordenadora do Itinerário Formativo, Lucélia Frota. Foto: Assessoria Ieptec

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter