Profissionais de saúde participam de oficina sobre saúde infantil

Profissionais da saúde do município de Rio Branco participaram nesta quarta-feira, 4, do primeiro dia da Oficina de Atualização da Caderneta de Saúde da Criança, realizada no auditório do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), na capital.

O objetivo da oficina é promover a importância do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil saudável, resgatar a prática da consulta de puericultura – acompanhamento do desenvolvimento infantil – nas unidades básicas de saúde e atualizar enfermeiros no manuseio da Caderneta de Saúde da Criança.

A atenção à saúde da criança visa proporcionar atendimento integrado (Foto: Assessoria Sesacre)
A atenção à saúde da criança visa proporcionar atendimento integrado (Foto: Assessoria Sesacre)

Durante o encontro, foram abordados temas como alimentação saudável, suplementação de vitaminas, estimulação do desenvolvimento infantil e vigilância do desenvolvimento da criança. Na próxima sexta-feira, 11, ocorre o segundo e último dia da oficina. Posteriormente, essa capacitação será ofertada para os agentes comunitários de saúde e demais profissionais das outras regionais de saúde do estado.

Para a enfermeira Narjara Campos, da Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro Habitasa, é essencial participar de eventos como esse “que levam atualização de informações aos profissionais. A caderneta de saúde promove o acompanhamento das crianças de 0 a 10 anos, então é muito importante saber manusear bem essa ferramenta”.