Treinamento sobre infecção hospitalar é realizado no HC

Funcionários que trabalham na limpeza do HC participando do treinamento (Foto: Cássia Veras/Sesacre)
Funcionários que trabalham na limpeza do HC participam do treinamento (Foto: Cássia Veras/Sesacre)

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), juntamente com a gerência de ensino do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, ministrou um treinamento sobre controle de infecção hospitalar aos funcionários que realizam a limpeza do HC. O evento ocorreu nos dias 3 e 4 deste mês.

O objetivo da palestra foi alertar sobre os perigos do manuseio inadequado de Resíduos Sólidos de Saúde (RSS), como realizar a coleta, descarte apropriado para cada tipo de resíduo, educação ambiental e reciclagem.

Segundo o engenheiro agrônomo e coordenador da Gerência de Ensino, José Carlos Almeida, esse tipo de iniciativa é essencial dentro do hospital. “É preciso fazer essa reciclagem com os funcionários, pois eles precisam estar atualizados quanto aos perigos de contaminação hospitalar”, esclarece.

Maria de Oliveira, funcionária do HC há sete anos, participou do treinamento pela quarta vez. “Sempre que posso, participo, pois é importante se atualizar sobre a melhor forma de manusear o resíduo para fazer a limpeza do hospital sem me contaminar ou contaminar outras pessoas”, declarou.