Profissionais de saúde participam de oficina sobre câncer de mama e útero

Mulheres são orientadas a fazer exames preventivos para diagnóstico precoce das doenças (Foto: Arquivo/Secom)
Mulheres são orientadas a fazer exames preventivos para diagnóstico precoce das doenças (Foto: Arquivo/Secom)

Começa nesta segunda-feira, 4, e segue até a quarta-feira,6, a Atualização das Diretrizes Clínicas para o Controle do Câncer de Mama e do Colo do Útero, direcionada aos enfermeiros e médicos da regional do Baixo Acre e Purus. O evento ocorrerá no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Rio Branco, das 8h30 às 17 horas, com intervalo para o almoço.

A ação é realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), e visa, nesse primeiro momento, atualizar cerca de 70 profissionais da atenção básica, com base nas novas diretrizes brasileira para o rastreamento dessas doenças . Posteriormente, a capacitação será realizada em outras regiões do Estado.

Na ocasião, haverá palestras sobre a detecção precoce do câncer de mama e o rastreamento do câncer de colo de útero, ministradas pelas médicas Adriana Marinho D’apont (mastologista) e Samara Messias (ginecologista).

De acordo com a técnica da Divisão de Doenças Crônicas da Sesacre, Argentina Rocha, as estratégias de detecção precoce de câncer visam ao diagnóstico de casos em fase inicial, podendo ter como resultado melhor prognóstico e menor morbidade associada ao tratamento. “No caso do câncer de mama, a detecção precoce consiste em ações de diagnóstico precoce e rastreamento”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter