Professores do ensino médio concluem formação em Letramento

Curso dinamiza e fortalece o ensino em sala de aula

letra.jpgProfessores e coordenadores pedagógicos das escolas de ensino médio do Acre concluem nesta sexta-feira, 8, a última etapa da oficina de Letramento. A formação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação e está sendo ministrada por profissionais que participaram da construção das Matrizes de Competências dos Sistemas de Avaliação Nacional (SAEB e ENEM) e Programa Internacional de Avaliação de Alunos(PISA), que avalia a qualidade da educação do Brasil e dos demais países.

A capacitação desenvolve o conceito de letramento, que pode ser traduzido pelo acesso, o gerenciamento, a interação, a interatividade e a avaliação do conhecimento. Em vez de desenvolver conhecimentos e potenciais isolados, propõe-se integrá-los para que o aluno possa participar criticamente da sociedade. O aluno deve ter instrumentos suficientes para aplicar o conhecimento em situações reais e ser capaz de comunicar efetivamente idéias e pensamentos.

Para a professora de geografia, Elisandra Moreira, a formação está suprindo uma deficiência que vem desde a faculdade. “Enquanto que na universidade estudamos de forma fragmentada, nesta oficina trabalhamos a interdisciplinaridade, sempre levando em conta o contexto social do aluno para que seu aprendizado seja eficaz”, analisou a professora.

Lisandra alertou ainda que se todos os docentes realmente aplicarem o que foi visto durante as oficinas, as aulas irão ficar mais dinâmicas e atraentes, despertando no aluno, o interesse pela aprendizagem.   

O programa que acontece em quatro módulos semi-presenciais é  dividido em três macro-áreas: Leitura e Escrita (compreensão e interpretação do mundo), destinados aos professores de Língua Portuguesa e Estrangeira, Artes, História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Educação Física; Matemática (pensamento lógico sobre o mundo), destinados aos professores de Matemática e Ciências (interação e transformação do mundo), destinados aos professores de Química, Física e Biologia.

Os módulos anteriores ocorreram nos meses de fevereiro, abril e junho. A oficina acontece paralelamente nos municípios de Rio Branco e Cruzeiro do Sul (pólos do evento). Em Rio Branco, as capacitações estão sendo aplicadas na Secretaria de Estado de Educação e na escola Heloisa Mourão Marques. 

Ao todo, cerca de 530 profissionais da capital e aproximadamente 210 de Cruzeiro do Sul estão participando do curso. Nos outros municípios a oficina está sendo dada por uma equipe de técnicos da coordenação de ensino médio da SEE que pretende certificar neste Programa de Formação Continuada mais de mil professores em todo o Estado.