Procon orienta consumidores sobre a greve dos bancários

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Diego Rodrigues lembra sobre a responsabilidade do consumidor de realizar os pagamentos em dia (Foto: Divulgação)

Começou nesta terça-feira, 6, a greve dos bancários em todo o país, e os consumidores devem ficar atentos e tomar alguns cuidados para evitar problemas. O Procon/AC entrou em contato com a superintendência do Banco do Brasil e foi informado de que, apesar da paralisação, serão disponibilizados funcionários nos locais onde há caixas eletrônicos para auxiliar os consumidores e prestar informações.

A superintendência informou também que os limites serão aumentados em função da greve, permitindo que os consumidores possam fazer qualquer tipo de movimentação nos próprios caixas eletrônicos, sem nenhum prejuízo.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), durante a greve os consumidores poderão fazer saques, transferências e outras operações por canais alternativos de atendimento, como caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos no celular (mobile banking), telefone, casas lotéricas, agências dos Correios e demais estabelecimentos credenciados.

Para Diego Rodrigues, diretor do Procon, é importante lembrar que a responsabilidade de fazer os pagamentos em dia, para que não sejam cobrados juros, continua sendo do consumidor, mesmo com a greve. “Esse dever só passa a ser do fornecedor quando ele não oferece qualquer alternativa para que o cliente possa fazer os pagamentos dentro do prazo.”

No caso de ter qualquer dificuldade os consumidores devem procurar o Procon na OCA para formalizar a reclamação.

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