Procon realiza Operação Criança Segura em estabelecimentos da capital

Em caso de situações em que o consumidor se sinta lesado, o Procon orienta que a reclamação seja formalizada junto ao guichê do órgão (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

O Dia das Crianças é repleto de alegria e muitos presentes. Por isso, o Procon se mantém atento ao comércio em razão do volume de vendas que os estabelecimentos têm durante o período. Com foco na fiscalização, o órgão realiza durante toda esta semana a Operação Criança Segura, com equipes percorrendo as lojas de brinquedos e espaços de recreação e entretenimento de Rio Branco.

De acordo com o diretor-geral do Procon, Diego Rodrigues, a orientação é parte do papel da instituição, que sempre busca dialogar com o setor empresarial para o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor. Em caso de descumprimento, o estabelecimento é autuado para que faça as adequações exigidas pela lei.

“Nessa operação verificamos questões como a clareza da precificação, se há venda casada, se existe ou não a exposição do código do consumidor para o cliente, se os brinquedos possuem certificação do Inmetro, se há a informação da faixa etária, entre outras. Nosso objetivo é garantir os direitos de todos”, explica.

Iolanda Maia é gerente de uma loja de brinquedos na capital. Segundo ela, a fiscalização resguarda o cliente e eleva a credibilidade da loja que cumpre o que prevê o código. “Esse trabalho do Procon é essencial porque dá ao consumidor a segurança de fazer suas compras em um estabelecimento que se preocupa em trabalhar de forma séria, sempre pensando na informação com clareza ao cliente”, diz.

Lilian Ferreira foi escolher o presente que pretende dar ao neto na data e se mostrou confiante na hora da compra. “Muito importante ver a equipe fiscalizando pra que a gente faça uma compra segura, porque nessa data todo mundo gosta de presentear e conferir onde tem o melhor preço”, afirmou.

Em caso de situações em que o consumidor se sinta lesado, o Procon orienta que a reclamação seja formalizada junto ao guichê do órgão, na Praça Rosa da Central de Serviço Público (OCA). “Orientamos ainda que o cliente sempre exija a nota fiscal dos produtos”, enfatizou o diretor.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter