Dignidade

Manoel Urbano recebe 26ª edição do Mulher Cidadã nesta sexta e sábado

Coordenado pelo gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo, o projeto tem como foco mulheres em situação de vulnerabilidade social (Foto: Val Fernandes/Secom)

A 26ª edição do projeto Mulher Cidadã será realizada nesta sexta-feira, 13, e sábado, 14, em Manoel Urbano. A iniciativa, coordenada pelo gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo, tem como público alvo mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Essa edição, que será realizada na Escola Estadual Nazira Anute de Lima, levará por meio do projeto Saúde Itinerante, atendimentos de saúde nas áreas de clínico geral, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, infectologia, pediatria, psiquiatria, e, pela primeira vez, neuropediatria.

Levar cidadania e ações de saúde a quem reside nos locais mais longínquos do Acre é um dos objetivos do projeto, que foi criado para melhorar a qualidade de vida das mulheres que residem na zona rural e em áreas de difícil acesso, com serviços de saúde, cidadania, economia, segurança pública e justiça.

O Mulher Cidadã tem conseguido, ao longo de suas edições, aumentar a segurança jurídica e permitido o acesso ao mercado de trabalho e inclusão socioprodutiva da mulher. E ainda: reduzir os índices de gravidez na adolescência, de risco de morte materna, do índice de mortalidade infantil, de violência contra a mulher e redução do índice de abuso e exploração sexual infantil.

O Mulher Cidadã tem conseguido reduzir os índices de gravidez na adolescência, de risco de morte materna e o índice de mortalidade infantil (Foto: Val Fernandes/Secom)

Atendimentos

Serão ofertados também exames de apoio diagnóstico como o Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU), endoscopia, ultrassonografias e Exames Laboratoriais.

A ação também irá oferecer atendimentos de serviço social, roda de conversas a respeito das violências contra mulher com base na Lei Maria da Penha com orientações e encaminhamentos. Acontece ainda palestras de sensibilização para a comunidade sobre as mudanças climáticas e serviços ambientais e eventos extremos no estado.

O Mulher Cidadã é realizado em parceria com Defensoria Pública Estadual, Ministério Público do Acre, Prefeitura de Manoel Urbano, Câmara de Vereadores de Manoel Urbano,  Incra, Rotary Club, Associação Brasileira de Odontologia e Fameta.