Governadores confirmam vinda ao Acre para debater segurança

Além do presidente da República, Michel Temer, governadores de 16 estados brasileiros já confirmaram presença no Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras – Narcotráfico, uma Emergência Nacional, que será realizado no dia 27 deste mês, em Rio Branco (AC).

A vinda de Temer foi confirmada em audiência no último dia 10, em Brasília, quando o governador Tião Viana reuniu-se com o presidente para acertar detalhes do evento.

Além da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira, os 16 governadores que confirmaram a participação no encontro são: Marconi Perillo (GO), Suely Campos (RR), Confúcio Moura (RO), Pedro Taques (MT), Wellington Dias (PI), Robinson Faria (RN), Luiz Fernando Pezão (RJ), Camilo Santana (CE), Waldez Góes (AP), Fernando Pimentel (MG), Simão Jatene (PA), Jakson Barreto (SE), Amazonino Mendes (AM), Marcelo Miranda (TO), Paulo Câmara (PE) e Rui Costa (BA).

O encontro foi proposto pelo governador do Acre. Em reuniões ocorridas este ano do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, Tião Viana manifestou sua preocupação com a relação entre a fragilidade da segurança nas faixas de fronteiras, o narcotráfico e o aumento da criminalidade no país. “A passagem de drogas e armas pela fronteira do nosso país é a crise da violência nos grandes estados”, afirmou o governador no último dia 10, quando esteve em Brasília para audiência com o presidente Michel Temer.

A expectativa é que a partir do encontro no Acre seja criada uma agenda nacional para enfrentar o problema. Nesse sentido, uma das propostas que será debatida durante o evento é a criação de um sistema nacional de segurança pública – instrumento que pode unir a atuação e os serviços de inteligência das polícias estaduais e federal.

Credenciamento

O credenciamento para o encontro está aberto e deve ser feito online, na página da agência de Notícias do Acre. Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o evento serão obrigados a fazer dois credenciamentos. No primeiro terão que preencher um formulário informando além de dados pessoais (nome, endereço de e-mail, telefone, cidade de origem e datas de chegada e saída de Rio Branco), o número do registro profissional, empresa para a qual trabalha e função. Já o segundo credenciamento será feito direto no site do Planalto. A medida faz parte do protocolo de segurança da Presidência da República.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter