Procon realiza Operação Afrodite até dia 12 de junho

O nome, Operação Afrodite, faz alusão ao Dia dos Namorados, comemorado na próxima segunda-feira, 12 (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

A Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) está promovendo de 5 a 12 de junho a Operação Afrodite. O nome faz alusão ao Dia dos Namorados, comemorado na próxima segunda-feira, 12. A ação tem o objetivo de fiscalizar as floriculturas, lojas do shopping e galerias da cidade, além dos sexy shops, que têm uma movimentação maior nesta época do ano.

No mercado há 23 anos, a Floricultura Rosas de Maio foi um dos estabelecimentos já fiscalizados e que teve sua conduta aprovada pelo Procon.

A proprietária da floricultura, Leticia Barbosa, informa o que é feito para agradar os clientes. “A gente se coloca no lugar do cliente. A gente gostaria de chegar em um loja parecida com essa, com nosso atendimento, com nossos produtos e descontos”, declara.

Durante a operação, os fiscais irão cobrar o que exige a Lei nº 12.291/10, na qual escabele que esteja disponível para consulta um exemplar do código de defesa do consumidor nos estabelecimentos comerciais.

Também, de acordo com o Decreto nº 5.903/2006, que trata de formas de afixação de preços, será verificada a precificação, validade e procedência dos produtos expostos. Além disso, os fiscais observarão as publicidades a fim de evitar ofertas enganosas ou abusivas e coibir a prática de venda casada.

O Procon aconselha que os consumidores sempre exijam a nota fiscal dos produtos. “Nos estamos orientado o consumidor para que ele obtenha nota fiscal dos produtos que venha adquirir nesse período, porque passa a ser a garantida de segurança e defesa dele caso venha sofrer algum problema”, destaca o diretor do Procon, Diego Rodrigues.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter